Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Semana Pedagógica abordará bibliotecas e letramento informacional

Semana Pedagógica abordará bibliotecas e letramento informacional

Tema do evento contempla os serviços e espaços das bibliotecas da instituição e suas possibilidades. Atividades vão até dia 6
por Osvaldo Sato publicado: 26/01/2023 08h54 última modificação: 26/01/2023 09h22

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza no próximo dia 1º a abertura da Semana Pedagógica 2023, evento realizado semestralmente pela instituição. A cerimônia será realizada em ambiente virtual e transmitida pelo canal da instituição no YouTube.

O tema será "Práticas de letramento informacional: o espaço da biblioteca como articulador do ensino, da pesquisa, da extensão e como potencializador da permanência e êxito estudantil". O objetivo do evento é discutir as possibilidades de utilização do espaço, além de apresentar os serviços das bibliotecas do Instituto Federal.

A pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, afirma que “o tema escolhido objetiva destacar os serviços e espaços das bibliotecas da instituição e suas possibilidades”. Ela fará ainda uma  apresentação retrospectiva das Semanas de Planejamento de Ensino e Capacitações já realizadas.

"O letramento informacional é a meta mais importante do processo de democratização do acesso à leitura no país", explica a diretora de Assuntos Estudantis, Juliana Miguel.

A abertura terá início às 8h30 e seguirá durante toda a manhã, com participação de gestores e servidores, docentes e técnico-administrativos, dos dez campi e reitoria.

No período vespertino e nos demais dias da Semana, a programação prevê atividades sob responsabilidade de cada campus. O evento prossegue até dia 6 de fevereiro.

Evento – A abertura terá a participação da reitora do IFMS, Elaine Cassiano, e da pró-reitora de Ensino, além dos demais pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores de campi e servidores da instituição.

O palestrante convidado será Jorge Moisés Kroll do Prado, docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC) e presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Além dele, os bibliotecários do Instituto Federal também serão palestrantes, tratando de temas como:

• Bibliotecas do IFMS;
  • Sistema de Gerenciamento Pergamum;
  • Documentos das Bibliotecas, Manual de Normalização e ABNT;
  • Serviços e Treinamentos;
  • Capes e Serviços de Referência;
  • Biblioteca Virtual;
  • Repositório Institucional;
  • Relatório de Acesso ao Acervo.

Organizadora do evento e diretora de Assuntos Estudantis (Dirae), Juliana Miguel destaca que o evento envolve a participação de docentes, bibliotecários, pedagogos e demais servidores dos dez campi envolvidos na área de ensino na instituição.

“A semana pedagógica tem como foco os estudantes e servidores do IFMS, agentes diretamente implicados na garantia do direito à educação intelectual, em especial, por meio dos livros, dos artigos, das letras. O letramento informacional é a meta mais importante do processo de democratização do acesso à leitura no país".

"Nosso sonho é que a instituição se consolide como um 'celeiro de produção científica e de transformação social', na oferta da educação profissional, por meio do trabalho pedagógico e da aprendizagem estudantil”, complementa ela.

Mais informações sobre o evento podem ser solicitadas pelo e-mail proen@ifms.edu.br da Pró-reitoria de Ensino.