Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Semana pedagógica reúne servidores e aborda uso das bibliotecas

Semana pedagógica reúne servidores e aborda uso das bibliotecas

Durante o evento, a reitora Elaine Cassiano realizou prestação de contas e anunciou mudanças nas pró-reitorias
por Paulo Gomes publicado: 02/02/2023 14h09 última modificação: 02/02/2023 14h09

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul realizou nesta quarta-feira, 1, a abertura da Semana Pedagógica 2023, evento realizado semestralmente pela instituição. A cerimônia ocorreu em ambiente virtual e foi transmitida pelo canal da instituição no YouTube.

O tema abordado foi "Práticas de letramento informacional: o espaço da biblioteca como articulador do ensino, da pesquisa, da extensão e como potencializador da permanência e êxito estudantil".

O principal palestrante foi Jorge Moisés Kroll do Prado, docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC) e presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Na palestra, foi abordado o letramento informacional como ferramenta do processo de democratização do acesso à informação.

"A perspectiva do letramento informacional é um tema recorrente, que integra as ações de uma biblioteca, junto a aprendizagem, com a construção do conhecimento do indivíduo", explicou o palestrante Jorge do Prado.

“A ideia é que vocês saiam dessa conversa pensando em novos projetos que podem ser feitos. A perspectiva do letramento informacional é um tema recorrente, que integra as ações de uma biblioteca, junto a aprendizagem, com a construção do conhecimento do indivíduo. Então, não basta que você ensine a utilizar as fontes de informação e as ferramentas", explicou ele.

"É essencial ter uma competência crítica em torno. Seria muito profícuo as bibliotecas promoverem ações que busquem trabalhar o letramento informacional”, complementou.

Durante a abertura, a reitora do Instituto Federal, Elaine Cassiano, realizou uma reflexão sobre a importância da biblioteca para o aprendizado.

“O estudante que frequenta a biblioteca é um estudante que está à frente dos demais. Quando a nossa semana pedagógica se propõe a debater o tema, quer dizer que nós estamos fortalecendo o conhecimento adquirido em sala de aula", destacou a reitora.

Ela também ratificou o cumprimento missão institucional, que é promover a educação de excelência, formando profissional humanista e inovador, com vistas a induzir o desenvolvimento econômico e social. "Vamos juntos continuar transformando vidas no IFMS. Porque é isso que fazemos, transformamos vidas”.

Na sequência do evento, a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes, realizou uma prestação de contas e uma retrospectiva sobre as Semanas Pedagógicas realizadas desde 2020, além de falar sobre a importância do tema abordado neste semestre.

“As bibliotecas têm potencial para ser mais um agente potencializador do êxito de nossos estudantes, além de contribuir significativamente para a melhora do trabalho dos servidores. Nosso objetivo é fortalecer as bibliotecas como espaço de apoio suplementar ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão", ressaltou.

"Nosso objetivo é fortalecer as bibliotecas como espaço de apoio suplementar ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão", destacou a pró-reitoria de Ensino, Cláudia Fernandes.

"Todas as ações da pró-reitoria sempre são feitas com apoio da reitoria e ouvindo os campi, promovendo melhoria nos editais, nos processos e nas ações com foco na permanência e no êxito dos estudantes”, encerrou a pró-reitora.

A semana pedagógica teve ainda apresentações dos bibliotecários do Instituto Federal, que explicaram diversos assuntos relacionados ao tema, desde como os servidores podem usar os sistemas de busca, os serviços oferecidos pelas bibliotecas, além de como acessar acervos virtuais e físicos.

Após a abertura, os campi realizaram atividades internas com os servidores para dar continuidade aos trabalhos da semana.

Gestão – A reitora Elaine Cassiano aproveitou o evento para informar à comunidade sobre as mudanças nas pró-reitorias. Felipe Fernandes deixa a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propi) para a entrada de Rosele Oliveira, que sai da Diretoria de Pesquisa (Dirpe) para a entrada do professor Victor Sanches Altomare.

Já Danilo Teles deixa a Pró-reitoria de Extensão (Proex) para a entrada de Márcio Amorim, que sai da diretoria do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), para a entrada do professor Edvanio Chagas.

Mais informações sobre o evento podem ser solicitadas pelo e-mail da Pró-reitoria de Ensino (Proen): .

registrado em: