Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Servidores e estudantes podem se inscrever para Congresso do PDI

PDI 2024-2028

Servidores e estudantes podem se inscrever para Congresso do PDI

Inscrições abertas até o dia 26. Participantes irão validar o Mapa Estratégico do IFMS, definindo objetivos e metas para os próximos anos
por Laura Silveira publicado: 15/05/2023 10h16 última modificação: 20/06/2023 16h39

Estão abertas as inscrições para seleção de participantes no Congresso do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que será realizado em junho, em Campo Grande.

Podem se inscrever estudantes, docentes e técnicos-administrativos. Os selecionados terão direito a voz e voto no evento, que tem os objetivos de definir os indicadores para o novo PDI e validar o Mapa Estratégico do IFMS, documento que definirá os objetivos e metas institucionais pelos próximos cinco anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Central de Seleção, onde está disponível o edital de abertura do processo seletivo. O prazo segue aberto até 26 de maio.  

Confira o passo a passo de realização da inscrição:
1) Acessar a Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS;
2) Caso não possua cadastro na Central, realizar o cadastro no sistema, informando seus dados pessoais;
3) Selecionar a aba INSCRIÇÕES ABERTAS e localizar o título Edital 037/2023 - Congresso do PDI 2024-2028. Clicar em EFETUAR INSCRIÇÃO, na mesma linha do título;
4) Escolher o Local e a Opção, conforme a unidade a qual pertence;
5) Conferir se as opções selecionadas estão corretas e clicar em ENVIAR A INSCRIÇÃO;
6) Verificar se recebeu a confirmação da inscrição no e-mail cadastrado ou na Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS.

Requisitos e seleção - A participação é aberta a servidores efetivos e estudantes matriculados na instituição. A lista preliminar das inscrições deferidas será divulgada no próxima dia 29. 

A seleção ocorrerá por sorteio eletrônico, agendado para 2 de junho, com transmissão pelo canal do IFMS no YouTube

O sorteio classificará todos os inscritos, sendo realizado por categoria e campus. Aqueles que não estiverem dentro das vagas ofertadas formarão a lista de espera, podendo ser convocados em caso de desistência de algum dos selecionados. 

Caso o número de inscritos, considerando categoria e campus, seja menor do que a quantidade de vagas disponíveis, o diretor-geral de cada unidade poderá indicar representantes para preencher as vagas remanescentes, desde que não ultrapasse duas representações para a mesma categoria em cada campus. 

O processo seletivo é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi). Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail

Congresso - Previsto para ocorrer nos dias 27 e 28 de junho, será organizado em uma plenária com poder deliberativo para validar a proposta de Mapa Estratégico e definir os indicadores do IFMS para o período 2024-2028. As atividades serão conduzidas por uma mesa diretora. 

Terão direito a voz e voto no evento, além dos representantes escolhidos por meio deste edital, participantes natos definidos pela instituição. Também está prevista a presença de convidados externos, que atuarão como observadores.

A votação em plenária será realizada por meio eletrônico. A metodologia e a ordem dos itens para votação serão apresentadas no início do evento. 

Os estudantes e servidores não residentes em Campo Grande, constantes na lista final de participantes no congresso, receberão diárias para custear a alimentação, hospedagem e transporte durante o período de realização do evento. 

Mais informações estão disponíveis na página do PDI 2024-2028.

* Texto alterado às 13h31 de 15/05/2023 para incluir, no segundo parágrafo, a informação de que o congresso também terá o objetivo de definir os indicadores para o novo PDI.