Graduação
Sistemas para Internet recebe nota máxima do MEC
Mais um curso de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistou nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, do Campus Campo Grande, é o quinto da instituição a obter conceito 5, após avaliação realizada entre os dias 22 e 25 de maio, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Anteriormente, a Licenciatura em Computação e o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, ambos do Campus Jardim, a Engenharia de Controle e Automação, do Campus Três Lagoas, e o curso de Tecnologia em Jogos Digitais, do Campus Dourados, obtiveram a conquista.
"Identificamos nas avaliações anteriores onde estavam os problemas da instituição, revisamos e organizamos todos os documentos necessários. É um trabalho desenvolvido em equipe que está dando resultados", ressalta a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes.
Segundo a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes, os bons resultados foram obtidos graças às parcerias entre os campi e a gestão do IFMS.
“Isso envolveu capacitações dos servidores, parceria com todos os docentes, técnicos e estudantes. Identificamos nas avaliações anteriores onde estavam os problemas da instituição, revisamos e organizamos todos os documentos necessários. É um trabalho desenvolvido em equipe que está dando resultados”, ressalta.
O coordenador do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, Jonathas Medina, explica que desde 2014 estudantes e professores esperavam a avaliação do MEC. Segundo ele, o processo de preparação para a avaliação foi bastante extenso e cuidadoso, envolvendo diversos setores da instituição.
“Fizemos levantamento de documentos de professores, diplomas e suas produções técnicas, e documentos de setores, para elaboração de relatórios sobre o funcionamento deles. Orientamos e incentivamos os estudantes a participar da reunião com os avaliadores, quando eles puderam relatar o que quisessem. Os avaliadores nos deram um feedback de que esse encontro foi bastante produtivo, que tiveram uma imagem muito próxima do que o curso oferece na prática”, completa Medina.
"É um item bastante difundido e apreciado pelas empresas. Em termos de empregabilidade, é muito importante ter saído de um curso nota 5 na avaliação do MEC”, avalia o coordenador do curso, Jonathas Medina.
Para os estudantes, ainda segundo o coordenador, a avaliação será um importante diferencial na carreira. “É um item bastante difundido e apreciado pelas empresas. Em termos de empregabilidade, é muito importante ter saído de um curso nota 5 na avaliação do MEC”, avalia.
Avaliação - Os critérios de avaliação abrangem as três dimensões previstas no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura. Mais de 30 itens foram avaliados no curso de Sistemas para a Internet.
Entre os itens bem avaliados, de acordo com o relatório de avaliação, estão a facilidade de acesso aos equipamentos para estudantes e professores, os bons laboratórios, a boa aplicação das políticas institucionais, e o perfil do egresso, condizente com o arcabouço teórico-prático e com as necessidades do mercado. Além disso, as estruturas das bibliotecas também contribuíram para a nota deste e de outros cursos do IFMS.
Conceito máximo - As demais graduações do IFMS que também já obtiveram conceito máximo do MEC foram o bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, e a licenciatura em Computação, ofertados no Campus Jardim, a Engenharia de Controle e Automação, oferecida no Campus Três Lagoas, e o curso de Tecnologia em Jogos Digitais no Campus Dourados.
Outros cursos da instituição também passaram por avaliação e obtiveram bons resultados: Engenharia de Computação, ofertada em Três Lagoas, e Agronomia, oferecida em Naviraí, com conceito 4.
Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo IFMS podem ser obtidas na página Graduação.