Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Três equipes de Jardim são premiadas em Olimpíadas de Geografia

Estudante

Três equipes de Jardim são premiadas em Olimpíadas de Geografia

Projeto de ensino fomentou participação na competição e ministrou aulas de reforço para participantes
por Paulo Gomes publicado: 26/09/2023 16h00 última modificação: 26/09/2023 16h00
    • Equipes do Campus Jardim comemoram a conquista das medalhas na Olimpíada. Foto: Campus Jardim.

Três equipes do Campus Jardim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), realizada de forma on-line, com questões que abordam temas relacionados a Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada e uso de Geotecnologias.

Conquistaram a medalha de ouro os estudantes Ana Luísa Coronel Graebin, Ester da Silva Moreira e Diogo Godoy do Nascimento, com a equipe GeoJD5. A medalha de prata foi mérito dos estudantes Breno Bevilacqua Figueiredo, Kelvis Valhente Franco e Alan Alexander Rodrigues Martinez, da equipe Victory Squad. Já a medalha de bronze foi obtida por Kayo Amaral da Silva, Rafaela Flores Borba e Francisco Antonio Neto, da equipe GeoJD2.

A maioria dos estudantes premiados é integrante do projeto de ensino "Participação em Olimpíadas de Conhecimentos", criado pela professora Joyce Avila de Oliveira e hoje coordenado pelo professor Luiz Felipe Rodrigues. Também citado pelos estudantes como “clubinho da geografia”, o projeto consiste na realização de uma aula por semana, na qual os estudantes debatem com o professor e os colegas os exercícios de olimpíadas anteriores, além de diversos assuntos relacionados ao tema.

Os participantes recebem ainda material extra de forma on-line (pelo whatsapp, por exemplo) para complementar os estudos. “Toda semana é realizado um encontro com os estudantes interessados. Mesmo após as Olimpíadas, continuamos os encontros para que os alunos sejam incentivados a participar das Olimpíadas no próximo ano. O projeto não conta com recursos financeiros”, explica o professor.

O IFMS foi a escola que mais me deu confiança quanto às minhas capacidades acadêmicas, além do grande suporte e apoio de professores, que o difere do ensino padrão brasileiro", reflete a estudantes Ana Graebin.

O coordenador destaca que, além das premiações na OBG, o estudante Matheus Colmam Maciel de Oliveira também conseguiu uma medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Devido a pontuação alcançada, ele foi convidado para participar do processo de seleção das Equipes Olímpicas Internacionais.

“O próximo passo é efetuar as três provas on-line realizadas nos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano, para selecionar as equipes que participarão da XVI International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA ) e da XV Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA)”, afirma o professor.

Vitoriosos - Ana Graebin, integrante da equipe que ganhou ouro na OBA, explica que entrou no IFMS por impulso, mas atualmente comemora a decisão. “O IFMS foi a escola que mais me deu confiança quanto às minhas capacidades acadêmicas, além do grande suporte e apoio de professores, que o difere do ensino padrão brasileiro", reflete.

"A maneira na qual os professores do IFMS enxergam o potencial dos alunos é muito importante para nosso desenvolvimento. Sinto que meus professores são uma família para mim. Confesso que não esperava todas as coisas boas que me foram proporcionadas. Hoje sou grata por ter essas oportunidades”, comemora Ana.

A estudante Ester Moreira é monitora do projeto e explica que o clubinho foi fundamental para a conquista. “O projeto foi de alta importância para os alunos, de modo que quem participou foi premiado com medalha e beneficiado com a contagem de carga horária”, resume.

Mais medalhas - No total, o IFMS conquistou 18 medalhas na 8ª OBG. Além das três medalhas de Jardim, o Campus Campo Grande conquistou nove medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e quatro de bronze. O Campus Ponta Porã conquistou quatro medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e duas de bronze. Os campi Coxim e Corumbá conquistaram uma medalha de bronze cada.

O número de medalhas foi menor em comparação a 7ª OBG realizada no ano passado, quando o Campus Campo Grande conquistou 14 medalhas, sendo quatro ouros, três pratas, e sete bronzes; o Campus Ponta Porã conquistou cinco medalhas, sendo uma de ouro e quatro de bronze e os campi Aquidauana e Corumbá conquistaram uma medalha de bronze cada.