Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Última semana para submissão de trabalhos para o Semict

Seminário de Iniciação Científica

Última semana para submissão de trabalhos para o Semict

Participação de bolsistas de pesquisa do ensino superior é obrigatória. Seminário será realizado em novembro, em Campo Grande
por Vinicius Vieira publicado: 20/09/2023 11h30 última modificação: 20/09/2023 11h30

Termina no próximo dia 27 o prazo para submissão de trabalhos para apresentação na edição de 2023 do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A participação dos estudantes bolsistas de nível superior envolvidos nos projetos de pesquisa selecionados pelos editais nº 29, 30 e 31/2022 – Propi/IFMS, com recebimento de bolsas, é obrigatória. Podem ainda participar os demais estudantes de nível superior da instituição que estejam envolvidos em projetos de pesquisa.

A submissão é gratuita e deve ser feita pelo próprio acadêmico por meio de formulário eletrônico.

No formulário, o interessado deve inserir as informações solicitadas e enviar o resumo expandido do trabalho, que também pode ser enviado para a Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copei), com cópia para o representante da Comissão Organizadora do Semict do campus.

Os projetos de pesquisa que contenham mais de um plano de trabalho deverão ser apresentados em resumos expandidos distintos para cada plano.

Após a pré-avaliação e correção dos resumos expandidos, os estudantes deverão enviar a versão final dos mesmos, em formato pdf, para semict@ifms.edu.br até o dia 14 de outubro.

O edital com todas as regras para submissão de trabalhos está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Avaliação - Será realizada com base na apresentação do banner e nas informações contidas no resumo expandido.

Serão observados critérios como: estrutura visual, organização e qualidade técnica; relevância social, cultural e/ou política; relevância em termos de desenvolvimento científico e tecnológico; qualidade, criatividade e uso adequado do tempo; e domínio do conteúdo e clareza na exposição.

Os avaliadores poderão ser internos (servidores do IFMS) ou cadastrados no Banco de Avaliadores Externos do IFMS, convidados com base em sua produção científica e experiência profissional.

Todos os participantes, acadêmicos e avaliadores, receberão certificados por sua participação.

Semict – O evento é um espaço para divulgação de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de cursos superiores do IFMS por meio de programas de iniciação científica. É promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), com o apoio dos dez campi da instituição.

A edição deste ano será realizada presencialmente no Campus Campo Grande nos dias 23 e 24 de novembro.

Estão previstas a realização de exposição de trabalhos científicos, palestras, espaços temáticos e encontros de grupos de pesquisa do IFMS.

Conheça mais sobre o  Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict) na página do evento.

Para mais informações, o contato com a Comissão Organizadora do Semict 2023 pode ser feito pelo e-mail semict@ifms.edu.br ou pelo representante da comissão no Campus.