Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Últimos dias de inscrição para cursos de especialização

Últimos dias de inscrição para cursos de especialização

Prazo segue aberto até domingo, 23. São 215 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim e Naviraí
por Laura Silveira publicado: 18/07/2023 13h34 última modificação: 18/07/2023 13h34

Segue aberto até domingo, 23, o prazo de inscrições para quatro cursos de especialização ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). No total, são 215 vagas para ingresso no segundo semestre, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim e Naviraí.

Tanto as inscrições quanto os cursos são gratuitos.

A oferta está dividida em três diferentes editais. Pelo Edital nº 049/2023 são oferecidas:

• Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica em Aquidauana (30 vagas) e Campo Grande (40 vagas);
  • Especialização em Informática Aplicada à Educação em Corumbá (40 vagas);e
  • Especialização em Robótica Educacional em Coxim (25 vagas).

Em todas elas há vagas reservadas para ações afirmativas a candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Especificamente na especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, também há vagas reservadas para servidores do IFMS.

Os cursos têm duração de até 18 meses e carga horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As aulas são presenciais, mas há possibilidade de algumas disciplinas serem ofertadas a distância.

As inscrições devem ser realizadas pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. O candidato deverá escolher a opção de especialização que deseja cursar e o campus no qual deseja concorrer à vaga.

A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico até 31 de julho. As aulas começam a partir de 28 de agosto.

Outras vagas na Capital - O Edital nº 050/2023 oferta a Especialização em Ensino de Ciências e Matemática no Campus Campo Grande. São 40 vagas para portadores de diploma de Ensino Superior nas áreas de Ciências (Química, Física ou Biologia), Matemática e Pedagogia. Terão prioridade de ingresso profissionais que estejam atuando na Educação Básica.

As informações completas sobre a distribuição e priorização das vagas estão disponíveis no edital de abertura. Também há vagas destinadas às ações afirmativas.

O curso tem duração de até 24 meses, com carga horária de 360 horas, acrescidas de 40 horas de TCC.

A inscrição também deve ser feita exclusivamente pela Página do Candidato.

A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico até 8 de agosto, com início das aulas previsto para dia 31 do mesmo mês.

Docência em Naviraí - Já por meio do Edital 051/2023, o Campus Naviraí do IFMS oferta 40 vagas na Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As vagas são divididas igualmente para servidores do IFMS e ampla concorrência, havendo reserva para as ações afirmativas.

As inscrições também devem ser feitas na Página do Candidato. Diferente das demais pós-graduações, a seleção será feita mediante realização de prova escrita obrigatória, com o objetivo de classificar todos os candidatos com inscrições deferidas, considerando a categoria de vagas.

A prova será realizada no dia 30 de julho, com início às 8h30, na sede do Campus Naviraí, localizado na Rua Hilda, nº 203 – Bairro Boa Vista. Todas as regras da seleção estão no edital disponível na Central de Seleção do IFMS.

Em caso de dúvidas ou mais informações sobre as seleções, o contato é pelo e-mail .