Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Últimos dias de inscrição para cursos de graduação

Últimos dias de inscrição para cursos de graduação

Prazo termina na próxima segunda-feira. Pode participar quem realizou qualquer edição do Enem a partir de 2013
por Laura Silveira publicado: 12/07/2023 15h49 última modificação: 12/07/2023 15h49

Segue aberto até a próxima segunda-feira, 17, o prazo de inscrições para 577 vagas remanescentes em cursos de graduação, ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Três Lagoas.

São 16 opções de cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e tecnologias, em diversas áreas. A seleção é aberta àqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 em diante, tendo obtido nota acima de zero na redação e nas provas das demais áreas do conhecimento.

Há vagas ofertadas exclusivamente a candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino.

Os interessados devem se inscrever na Página do Candidato da Central de Seleção, onde também está publicado o edital com todas as regras do processo seletivo. Tanto as inscrições quanto os cursos são inteiramente gratuitos.

É necessário informar no cadastro um endereço de e-mail válido para receber o comprovante de inscrição, bem como eventuais informações relativas ao processo seletivo.

Ao se inscrever, o candidato autoriza o IFMS a consultar o resultado obtido no Enem junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por isso, a inscrição deve ser feita utilizando o próprio CPF, para consulta no arquivo de notas do exame.

Seleção - Será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições do Enem. Os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota, em cada um dos cursos ofertados, estão disponíveis no item 5 do edital de abertura do processo seletivo, publicado na Central de Seleção

A divulgação dos candidatos aptos à matrícula e em lista de espera está prevista para 20 de julho. As matrículas deverão ser feitas entre 24 e 28 do mesmo mês. As aulas terão início no dia 24 de julho.

Vagas residuais - Caso as vagas remanescentes não sejam preenchidas de acordo com o cronograma do edital, o IFMS irá divulgar a relação de vagas residuais no dia 3 de agosto.

Qualquer cidadão que tenha o ensino médio completo poderá se inscrever para as vagas residuais entre 7 e 11 de agosto. As inscrições deverão ser feitas presencialmente na Central de Relacionamento (Cerel) do campus do Instituto Federal em que o interessado pretende estudar.

Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas para o e-mail

Vagas Ofertadas

Automação Industrial Noturno 35
Engenharia da Computação Integral 28
Engenharia de Controle e Automação Integral 04

*Número de vagas diminuiu de seis para duas, após retificação do edital de abertura no dia 11/07/23.