Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Últimos dias para pedidos de isenção da taxa de inscrição

Exame de Seleção 2024

Últimos dias para pedidos de isenção da taxa de inscrição

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental em escola pública ou pertencentes ao CadÚnico podem fazer a solicitação até 27 de setembro
por Laura Silveira publicado: 20/09/2023 10h57 última modificação: 20/09/2023 10h57

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerra na próxima quarta-feira, 27, o período para solicitação do não pagamento (isenção) da taxa de inscrição para o Exame de Seleção 2024, por meio do qual são ofertadas 1.824 vagas em 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio gratuitos, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Podem fazer o pedido da gratuidade os candidatos que comprovarem estar matriculados no 9º ano do ensino fundamental em escola pública - o que poderá ser feito por meio da apresentação de declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola - ou que apresentem a Folha Resumo do comprovante de cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

O pedido de isenção deve ser feito no ato da inscrição na Página do Candidato da Central de Seleção, selecionando o item 'Isento' no campo 'Forma de Inscrição' no sistema, devendo ser anexado o documento comprobatório.

Para concorrer a uma vaga em um curso técnico integrado do IFMS é necessário ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula, prevista para janeiro do ano que vem, além de possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Confira abaixo o vídeo tutorial com mais detalhes de como realizar a inscrição:

Além do vídeo, o IFMS também disponibilizou um documento em PDF com o passo a passo da inscrição.

Todas as regras e o cronograma do processo seletivo podem ser conferidos no Edital nº 062/2023.

Acesse mais informações no hotsite do Exame de Seleção 2024!

Inscrição - O prazo segue aberto até 8 de outubro, pela Página do Candidato. Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato.

O valor da taxa é de R$ 20, que deve ser pago em agências do Banco do Brasil via Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada no próprio sistema da Central de Seleção.

Como a GRU não é registrada automaticamente, a orientação é de que o pagamento seja feito no dia seguinte ao da emissão da Guia, respeitando o prazo limite final de 9 de outubro.

O resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa será divulgado em 29 de setembro. Os candidatos poderão entrar com recurso nos dias 2 e 3 de outubro, sendo a publicação do resultado definitivo prevista para o dia seguinte.

Aqueles que não tiverem o pedido aceito (indeferido) deverão realizar o pagamento da GRU até 9 de outubro para terem direito à realização da prova.

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública.

Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de Ação Afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente o edital de abertura.

Exame de Seleção - Será aplicado no dia 29 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas.

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no edital (Anexo X).

A previsão é de que resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 20 de dezembro, com matrículas em janeiro de 2024.

Cursos - Com duração de três anos, nesse tipo de curso o estudante tem a oportunidade de cursar, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e técnica escolhida.

Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo do trabalho.

Em caso de dúvidas, o contato com a Comissão Central do Exame de Seleção 2024 deve ser feito pelo e-mail .

Quadro de Vagas

Vespertino 36
Informática Matutino 36
Vespertino 36
*Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
*Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.