Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Aberta seleção da primeira especialização técnica do IFMS

Ensino

Aberta seleção da primeira especialização técnica do IFMS

Curso em Energia Solar Fotovoltaica é voltado a quem concluiu o técnico de nível médio, e será oferecido em Três Lagoas. Inscrições até dia 18
por Juliana Aragão publicado: 11/01/2024 11h38 última modificação: 11/01/2024 11h40

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com processo seletivo aberto para ingresso na primeira especialização profissional técnica a ser ofertada pela instituição. O curso formará especialistas técnicos em Energia Solar Fotovoltaica e será oferecido pelo Campus Três Lagoas a partir deste semestre.

As especializações profissionais técnicas estão previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, publicadas em 2021 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). 

"São cursos de curta duração que permitem ao técnico se especializar dentro da área de formação dele e, com isso, aumentar as chances de colocação no mundo do trabalho",  pontua a diretora de Educação Básica, Glaucia Vasconcelos.

Já o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) é o documento que disciplina a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio.

A diretora de Educação Básica do IFMS, Glaucia Vasconcelos, explica que esses cursos proporcionam formação especializada para quem conclui cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitantes.

"O próprio Catálogo Nacional de Cursos Técnicos traz os itinerários formativos, mostrando os cursos de especialização profissional técnica que podem ser feitos após um curso técnico de nível médio. São cursos de curta duração que permitem ao técnico se especializar dentro da área de formação dele e, com isso, aumentar as chances de colocação no mundo do trabalho".

Demanda - No caso específico da especialização técnica em Energia Solar Fotovoltaica, a oferta atende a uma série de demandas da atualidade. É o que comenta Marcus Jorgetto, um dos professores que participaram da elaboração do Projeto Pedagógico do Curso do Campus Três Lagoas do IFMS.

"A crescente demanda por profissionais qualificados no setor de energia solar, impulsionada pelo aumento do uso de tecnologias fotovoltaicas e pela transição para fontes de energia mais sustentáveis, tem contribuído para a valorização de especializações nesse campo", explica.

"O aumento do uso de tecnologias fotovoltaicas e a transição para fontes de energia mais sustentáveis têm contribuído para a valorização de especializações nesse campo de energia renováveis", explica o professor do Campus Três Lagoas, Marcus Jorgetto.

O docente pontua os fatores que motivaram o campus a ofertar o curso. 

"O crescimento expressivo do mercado de energias renováveis, evidenciando a necessidade de profissionais especializados na área, o atendimento às demandas das usinas fotovoltaicas localizadas nas proximidades de Três Lagoas, e o aprimoramento da mão de obra local, possibilitando que os profissionais estejam mais bem preparados para atuar nessa área", cita.

Jorgetto também destaca a alta demanda da comunidade pelo curso de Instalador Fotovoltaico oferecido pelo IFMS em Três Lagoas, em colaboração com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). " Só neste ano, foram mais de 750 inscritos".

Seleção - Por meio do edital publicado na Central de Seleção do IFMS, o Campus Três Lagoas oferta 80 vagas na especialização técnica gratuita em Energia Solar Fotovoltaica, que serão divididas em duas turmas de 40 estudantes cada.

Podem se inscrever no processo seletivo estudantes que concluíram cursos técnicos de nível médio em Eletrotécnica, Automação Industrial ou Eletrônica.

O curso será oferecido presencialmente no período vespertino, com possibilidade de aulas aos sábados para a realização de trabalho didático em painéis solares.

Com carga horária de 300 horas, a especialização profissional técnica tem duração de, no máximo, seis meses.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página da Especialização Técnica em Energia Solar Fotovoltaica.

Datas importantes - As inscrições no processo seletivo podem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção até o próximo dia 18.

As listas preliminar e final de inscritos serão publicadas em 19 e 24 de janeiro, mesma data em que serão divulgados os números dos candidatos para o sorteio eletrônico de seleção, a ser realizado no dia seguinte.

O resultado preliminar está previsto para o dia 26. Já o resultado final e a primeira chamada serão publicados no dia 31, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro.

O início das aulas está previsto para 15 de fevereiro.

Confira o edital de abertura do processo seletivo para a especialização técnica em Energia Solar Fotovoltaica!