Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Abertas inscrições para o PIBID em Coxim e Jardim

Iniciação a Docência

Abertas inscrições para o PIBID em Coxim e Jardim

Acadêmicos de licenciatura podem participar do Programa de Iniciação à Docência. Foram disponibilizadas 11 bolsas de R$ 700 mensais
por Osvaldo Sato publicado: 22/02/2024 17h08 última modificação: 28/02/2024 09h19

Estão abertas as inscrições para a seleção do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), destinada aos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Química (Campus Coxim) e Computação (Campus Jardim).

Foram disponibilizadas 11 vagas para bolsistas, que irão desenvolver as atividades previstas no Programa e terão retribuição financeira, sob a forma de auxílio mensal no valor de R$ 700, de março a dezembro deste ano. A seleção prevê ainda a seleção de acadêmicos não bolsistas.

A carga horária será de até oito oito horas semanais, não podendo ser superior a quatro horas diárias.

Para concorrer como bolsista, o estudante deve estar matriculado em curso de licenciatura do IFMS (exceto no último semestre do curso no ato da implementação do projeto e/ou plano de trabalho), declarar a existência de compatibilidade de horário, não possuir outra modalidade de bolsa (exceto Auxílio Permanência), não ter sido penalizado em Processo Disciplinar nem estar em débito com quaisquer programas geridos pela instituição ou por agência de fomento externas.

Já o orientador deve ser docente de curso de licenciatura do IFMS, pertencer ao quadro efetivo e não estar afastado ou licenciado, ter projeto de Iniciação à Docência aprovado pela diretoria responsável pelo ensino de seu campus, dispor de carga horária suficiente para o atendimento ao bolsista e não se afastar da instituição (por mais de dois meses) durante a vigência do auxílio.

O Edital nº 14/2024 com todas as regras está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Seleção - As inscrições, que foram prorrogadas até domingo, 3, devem ser feitas pela Página do Candidato. A lista de documentos necessários está disposta no edital.

A seleção será realizada em duas etapas, análise documental e entrevistas. O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 5 de março.

PIBID - O Programa de Iniciação à Docência é uma ação institucional que tem por finalidade fortalecer a articulação entre teoria e prática, bem como a cooperação mútua entre discentes e docentes, proporcionando experiência em atividades pedagógicas da Educação Básica aos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal.

Nele, os acadêmicos desenvolvem um Plano de Atividades, baseado no Projeto de Iniciação à Docência do orientador, sendo inseridos no cotidiano de escolas da rede pública e/ou particular.

Campus Curso Turno Bolsas
Coxim Licenciatura em Química Noturno 08
Jardim Licenciatura em Computação Noturno 03

* Matéria atualizada às 9h19 de 28/02/2024 para inclusão de informação de que as inscrições foram prorrogadas até 03/03/2024, de acordo com a alteração do cronograma publicada em 27/02/2024.