Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Candidatos são reconvocados para matrículas na graduação

Sisu 2024

Candidatos são reconvocados para matrículas na graduação

Classificados na 1ª e 2ª chamadas que não fizeram a matrícula no IFMS têm nova chance de ocupar vagas até o dia 18
por Osvaldo Sato publicado: 12/03/2024 17h24 última modificação: 12/03/2024 17h24

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 12, um edital de reconvocação para matrículas dos candidatos selecionados para cursos de graduação ofertados em Aquidauana, Campo Grande e Três Lagoas, com ingresso no segundo semestre letivo.

Foram reconvocados os candidatos classificados na primeira e segunda chamadas do Edital nº 01/2024, mas que não efetivaram as matrículas na instituição.

A reconvocação classifica os candidatos como 'aptos à matrícula' ou em 'lista de espera'. Ambos devem acessar o Sistema de Matrículas do IFMS, seja para confirmar a matrícula (aptos) ou manifestar interesse na vaga (lista de espera).

"Por alguma razão, esses candidatos não conseguiram efetivar a matrícula na primeira e segunda chamadas. Desta forma, a reconvocação é uma segunda chance para ingresso no IFMS”, explica o diretor de Graduação do IFMS, Rodrigo Cardoso.

O diretor de Graduação do IFMS, Rodrigo Cardoso, explica os motivos da publicação de uma reconvocação para matrículas.

“A reconvocação dos classificados nas duas primeiras chamadas é importante porque houve a intenção por parte deles de fazer um dos nossos cursos e, por alguma razão, que pode ser a perda de prazo, impossibilidade de comprovar alguma exigência do edital ou de participar da banca de heteroidentificação, não conseguiram efetivar a matrícula. Desta forma, a reconvocação é uma segunda chance para ingresso no IFMS”.

Matrículas - Os candidatos reconvocados devem fazer a matrícula até segunda-feira, 18, exclusivamente no Sistema de Matrículas do IFMS.

O acesso ao sistema pode ser feito utilizando a conta do Gov.BR ou clicando em 'Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso'. Dessa forma, será solicitado o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento e o e-mail utilizado no cadastro na Central de Seleção.

Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. A primeira senha será enviada por e-mail. Uma vez logado, o candidato deve conferir os dados pessoais e a opção de curso para o qual se inscreveu.

Questionário Socioeconômico deve ser preenchido como pré-requisito para a solicitação de matrícula.

Em seguida, é preciso anexar os documentos solicitados no edital de reconvocação. A documentação deve ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade com, no máximo, 5 mb cada, a partir dos documentos originais. São aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

O candidato que não tem acesso à internet pode solicitar o uso de um computador do Instituto Federal para enviar a documentação. O agendamento deve ser feito na Central de Relacionamento (Cerel) de um dos campi do IFMS.

Na seção Dúvidas Frequentes (FAQ) há um vídeo com o passo a passo da matrícula on-line.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da Diretoria de Graduação do IFMS.