Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Comunicado traz orientações sobre movimento grevista no IFMS

Transparência

Comunicado traz orientações sobre movimento grevista no IFMS

Documento é assinado por pontos focais da gestão e sindicato que representa servidores. Greve tem início previsto na quarta-feira, 3
por Juliana Aragão publicado: 01/04/2024 17h37 última modificação: 01/04/2024 17h37

Divulgado nesta segunda-feira, 1º, um comunicado sobre o movimento de greve no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que tem início previsto para quarta-feira, 3. O documento foi elaborado conjuntamente entre a gestão da instituição e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Seção Mato Grosso do Sul (Sinasefe/MS).

O Comunicado 001/2024 sobre o Movimento de Greve traz orientações à comunidade acadêmica e ao público em geral. O documento é assinado pelo diretor de Governança de Pessoal do IFMS, Sergio de Souza Pires, um dos membros da Portaria n° 381, de 6 de março de 2024, que designa os servidores da instituição responsáveis pela interlocução com o sindicato, e pelo presidente do Sinasefe/MS, Tiago Thomaz de Assis.

Entre os pontos abordados no documento estão a forma como os servidores deverão comunicar sobre a adesão ao movimento, a organização das aulas durante a paralisação, a designação de comandos locais de greve, o uso de espaços para divulgação da greve, uma agenda de reuniões regulares entre a instituição e os representantes do Sinasefe/MS e a reposição das atividades não realizadas pelos servidores que aderirem ao movimento.

A fim de garantir a transparência e acesso a informações confiáveis, ficou definido que todas as comunicações oficiais sobre o movimento grevista serão publicadas na página Saiba mais sobre a Greve, hospedada no site institucional, e onde também serão disponibilizados atos e manifestações promovidos pelo sindicato.

Confira o comunicado na íntegra:

Comunicado 001/2024 sobre o Movimento de Greve

A Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio dos membros designados pela Portaria n° 381, de 6 de março de 2024, e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Seção Mato Grosso do Sul (Sinasefe/MS), dirigem-se à comunidade acadêmica e ao público em geral para comunicar e orientar sobre o início do movimento de greve a partir do dia 3 de abril.

O direito à greve é uma prerrogativa constitucional, um instrumento legítimo de reivindicação dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, respeito e reconhecimento de suas funções. Entendemos e respeitamos a decisão de adesão ao movimento grevista pelos nossos servidores. Reafirmamos a importância da comunicação clara e transparente e da manutenção de atividades consideradas essenciais para evitar prejuízos irreparáveis à nossa instituição e aos nossos estudantes.

Comunicação de Adesão ao Movimento: Recomendamos que os servidores que decidirem não aderir à greve comuniquem sua chefia imediata para a organização institucional, com vistas a preservar a previsibilidade das atividades e comunicação com as partes envolvidas.

Atividades essenciais: Serão deliberadas entre a administração, por meio dos pontos focais designados pela portaria n° 381, de 6 de março de 2024 e o comando de greve geral em reunião posterior agendada para este fim. A relação das atividades deverá ser publicada, mediante documento expedido pelos responsáveis, na página www.ifms.edu.br/greve.

Aulas: Considerando as particularidades de cada campus, a organização das aulas em cada unidade ficará a cargo das direções dos campi mediante diálogo com os comandos de greve locais. As definições de cada campus a respeito das aulas deverão ser disponibilizadas na página www.ifms.edu.br/greve.

Designação do Comando de Greve local: Para facilitar o diálogo e a organização das atividades, especialmente as de caráter acadêmico, durante o período de greve, enfatizamos a importância da designação de pontos focais sindicais em cada um dos campi. Esses representantes serão fundamentais para a comunicação e coordenação com as direções dos campi, assegurando que as decisões sejam tomadas de forma consensual e que os impactos nos estudantes sejam minimizados. A composição dos comandos de greve locais será informada pelo Sinasefe até sexta-feira. A relação será disponibilizada na página www.ifms.edu.br/greve.

Uso dos Espaços dos Campi para Divulgação: A utilização dos espaços dos campi para a afixação de material de divulgação das reivindicações será permitida. Os espaços específicos para essa finalidade devem ser definidos em comum acordo entre a direção dos campi e os comandos locais de greve, garantindo que o conteúdo do material divulgado seja respeitoso e não contenha ofensas a pessoas ou instituições.

Agenda de Reuniões Regulares: Estabeleceremos uma agenda de reuniões regulares entre o comando de greve sindical e os membros designados pela Portaria n° 381, de 6 de março de 2024. Essas reuniões terão como objetivos:

  • Comunicar o andamento do movimento grevista e discutir ajustes necessários;
  • Promover o diálogo contínuo para a resolução de questões emergentes;

Reposição de Atividades: Ao fim do movimento, estabeleceremos, em diálogo com o Sinasefe/MS, os mecanismos para a reposição das atividades não realizadas
durante o período de greve, assegurando o cumprimento dos compromissos acadêmicos e administrativos.

Comunicação Oficial e Agenda de Atos: Para garantir a transparência e o acesso a informações confiáveis, todas as comunicações oficiais sobre o movimento grevista estarão disponíveis na página www.ifms.edu.br/greve. Além disso, as agendas de atos e manifestações promovidas pelo Sinasefe/MS serão compartilhadas nesta página, promovendo assim a participação e o engajamento da comunidade.

Este é um momento de união, diálogo e compreensão mútua. A greve, enquanto direito constitucional, deve ser exercida com responsabilidade. A Reitoria do IFMS e o Sinasefe/MS estão comprometidos em conduzir este processo de maneira transparente, democrática e construtiva, buscando sempre as melhores soluções para todos os membros de nossa comunidade.

Juntos, reafirmamos nosso compromisso com a educação pública de qualidade, a justiça social e o bem-estar de nossos servidores e estudantes. Estamos abertos ao diálogo e esperamos, ao fim deste movimento, fortalecer ainda mais nossa instituição e nossos princípios.

Sergio de Souza Pires
Diretor de Governança de Pessoal do IFMS

Tiago Thomaz de Assis
Presidente do Sinasefe/MS