Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Definida temática da Semana do Meio Ambiente 2024

Definida temática da Semana do Meio Ambiente 2024

Cada campus pode submeter uma proposta de realização do evento. O valor do fomento é de até R$ 3 mil
por Paulo Gomes publicado: 01/04/2024 14h43 última modificação: 01/04/2024 15h47

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) vai realizar a edição 2024 da Semana do Meio Ambiente entre os dias 20 de maio e 16 de junho. O tema para este ano será 'Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação', seguindo a temática proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Por meio do edital, disponível na Central de Seleção do IFMS, estão sendo disponibilizados R$ 30 mil para a realização do evento, sendo R$ 3 mil o valor máximo para cada campus do IFMS. O objetivo é engajar a comunidade em ações voltadas para a sustentabilidade.

Os recursos poderão ser usados para a aquisição de materiais de consumo e serviços de pessoa física e jurídica. Não é permitida a aplicação em despesas de publicidade, como contratação de agência, outdoor ou pagamento de veículos de comunicação (rádios, televisões etc.).

Inscrições - Para participar, cada campus deve elaborar um único Plano de Trabalho contemplando a modalidade “evento de extensão”, abrangendo ações - presenciais ou on-line - alinhadas ao tema da Semana do Meio Ambiente, promovendo o envolvimento da comunidade externa e a participação dos estudantes do IFMS. Demais requisitos estão disponíveis no edital.

A inscrição deve ser feita de 3 a 20 de abril pelo coordenador do evento. Para assumir a coordenação, é necessário ser servidor efetivo da instituição e não estar afastado ou em licença das atividades acadêmicas ou administrativas por mais de 30 dias no momento da submissão da proposta. Além disso, o coordenador precisa ter disponibilidade de carga horária semanal para coordenar as atividades.

Estudantes dos cursos técnicos de nível médio e/ou ensino superior do IFMS devem estar integrados como membros da equipe realizadora, além de terem definidas as tarefas das quais participarão. Caso o coordenador seja técnico-administrativo, é necessário que um professor faça parte da equipe para orientar os estudantes.

Cronograma do edital

EVENTODATA
Impugnação ao Edital 01 a 02/04/2024
Período de submissão da proposta do evento 03 a 20/04/2024
Divulgação do resultado preliminar 24/04/2024
Interposição de recursos ao resultado preliminar 25 e 26/04/2024
Divulgação do resultado final 29/04/2024
Execução da Semana do Meio Ambiente - Edição 2024 20/05/2024 a 14/06/2024
Prestação de Contas Até 45 dias após o término do evento

SMA 2024 - Realizada pelo IFMS desde 2011, a Semana do Meio Ambiente do IFMS reúne uma série de atividades, incluindo palestras, oficinas, mesas redondas, apresentações culturais e distribuição de mudas e sementes. Também são realizadas ações de limpeza na natureza, concursos de vídeos e fotografias, entre outras iniciativas.

O evento é promovido em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Mais informações, fotos e o histórico do evento estão disponíveis na página da Semana do Meio Ambiente.

Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para a Pró-Reitoria de Extensão ().