Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Destinados R$ 176 mil para participação feminina na pesquisa

Elas na Ciência

Destinados R$ 176 mil para participação feminina na pesquisa

Fomento é para apoio ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa e pagamento de bolsas a estudantes. Submissões até o dia 21
por Paulo Gomes publicado: 12/06/2024 09h59 última modificação: 12/06/2024 09h59

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas na seleção de propostas para a participação de meninas e mulheres em pesquisas científicas em 2024. As regras estão disponíveis nEdital nº 032/2024.

O recurso total disponibilizado é de R$ 176 mil. São R$ 20 mil provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) e do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) para concessão de apoio financeiro aos projetos, destinados exclusivamente à aquisição de materiais de consumo. O valor máximo será de R$ 1 mil para cada proposta, pago em parcela única.

Os outros R$ 156 mil são para pagamento de bolsas de pesquisa :

• 20 bolsas no valor de R$ 300 mensais cada, para estudantes de ensino médio (Pibic-EM);
  • 10 bolsas no valor de R$ 700 mensais cada, para estudantes de ensino superior (Pibic e Pibic AF).

A duração das bolsas concedidas é de 12 meses, conforme período de vigência de cada projeto selecionado.

Submissão - As propostas devem ser submetidas pela coordenadora via Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) até 21 de junho.

O projeto deve ter uma professora coordenadora e contemplar até três planos de trabalho com possibilidade de concessão de bolsas a duas estudantes e um plano de trabalho com estudante voluntária. É possível também a vinculação de outras pesquisadoras na condição de orientadoras.

Todas as regras estão disponíveis no Edital nº 032/2024.

Datas importantes

• Submissão dos projetos de pesquisa: até 21/06/24
  • Divulgação da relação de propostas: 27/06/24
  • Resultado preliminar: 13/08/24
  • Resultado final: até 21/08/24
  • Execução dos projetos de pesquisa: 31/08/24 a 31/07/25

Iniciação Científica - As estudantes selecionadas poderão participar, como bolsistas ou voluntárias, dos seguintes programas:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM): busca incentivar a formação de novos pesquisadores, capazes de desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, privilegiando a participação ativa de estudantes de cursos de nível médio em projetos de pesquisa;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic): tem por objetivos despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF): visa despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação beneficiário de políticas de ações afirmativas para o ingresso no ensino superior, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS.

Esclarecimentos e informações adicionais sobre a seleção podem ser encaminhados ao e-mail da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação: .