Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Edital oferta bolsas para estudantes do Proeja atuarem como apoio

Jovens e Adultos

Edital oferta bolsas para estudantes do Proeja atuarem como apoio

Bolsa pode chegar a R$ 720. Há vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Três Lagoas
por Paulo Gomes publicado: 21/02/2024 08h25 última modificação: 26/02/2024 14h43

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com processo seletivo aberto para estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio, da modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), que queiram atuar como Apoio às Atividades Acadêmicas e Administrativas. Este é o primeiro edital com essa finalidade a ser publicado pela instituição.

A bolsa para os selecionados poderá chegar a R$ 720, levando-se em consideração o valor pago por hora de trabalho (R$ 18) e a carga horária semanal de atividades, que não poderá exceder a 10 horas.

Para participar da seleção é preciso estar matriculado em um dos cursos técnicos Proeja ofertados nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Três Lagoas.

São ofertadas nove vagas para preenchimento imediato, sendo quatro para este semestre e o restante para o segundo semestre letivo. Outras nove vagas são para formar um cadastro reserva. Os selecionados serão convocados de acordo com a necessidade da instituição. Confira o quadro completo de vagas.

Acesse o Edital nº 012/2024, que traz todas as regras do processo seletivo!

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção até 4 de março.

Para se inscrever, o interessado deverá atender aos seguintes requisitos:

• ter concluído o primeiro semestre do curso;
  • apresentar frequência regular e não ter reprovações por falta;
  • disponibilidade de dez horas semanais para as atividades; e
  • conhecimentos mínimos no uso das ferramentas de informática e internet (editor de texto, planilha eletrônica, correio eletrônico e ambiente virtual de aprendizagem)

A classificação será realizada de forma decrescente (do maior para o menor) utilizando o Índice de Coeficiente de Rendimento (ICR), conforme descrito no Edital nº 012/2024, documento que traz as regras do processo seletivo.

Os resultados preliminar e final da seleção estão previstos para os dias 6 e 11 de março, respectivamente.

Os candidatos aprovados e convocados deverão participar de um curso de formação, que irá auxiliá-los na execução das atividades É necessário ter frequência superior a 75% da carga horária.

Atribuições - Os estudantes selecionados deverão atuar como Apoio às Atividades Acadêmicas e Administrativas e serão responsáveis por desenvolver um Plano de Trabalho com foco a permanência e êxito dos ingressantes no curso.

Confira algumas das atribuições dos bolsistas:

• identificar, elaborar, produzir e organizar serviços com foco na permanência dos estudantes, considerando as necessidades do público-alvo da Educação de Jovens e Adultos;
  • desenvolver um Plano de Trabalho de acordo a necessidade dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, submetendo-o à aprovação da coordenação de curso;
  • atuar junto a todos os estudantes do curso na resolução de dúvidas sobre o registro acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica e Projeto Pedagógico do Curso, sua organização, estrutura e funcionamento;
  • auxiliar os estudantes do curso na utilização de recursos tecnológicos utilizados nas aulas e atividades acadêmicas;
  • auxiliar os estudantes do curso no acompanhamento e registro das confirmações de frequência (Sistec); e
  • realizar busca ativa de estudantes faltosos ou em risco de evasão, conforme previsto no Plano de Trabalho.

Todas as atribuições estão descritas no item 4.4 do edital de abertura do processo seletivo (012/2024).

Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail da Coordenação-Geral da Bolsa-Formação EJA-EPT no IFMS: .

Quadro de Vagas

Previsão de início