Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Edital traz regras para registro de projetos de ensino

Fluxo Contínuo

Edital traz regras para registro de projetos de ensino

Propostas podem ser registradas a partir de quinta-feira, 1º. Também há editais de fluxo contínuo nas áreas da pesquisa e extensão
por Paulo Gomes publicado: 30/01/2024 15h22 última modificação: 30/01/2024 15h34

Docentes e técnicos-administrativos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) interessados em executar projetos de ensino neste ano letivo poderão registrar propostas a partir de quinta-feira, 1º de fevereiro.

O edital de fluxo contínuo, que não prevê fomento institucional, está publicado na Central de Seleção.

Os projetos deverão ser executados entre 1º de fevereiro e 20 de dezembro, ter estudantes do IFMS como público-alvo e atender as Diretrizes para a Gestão das Atividades Docentes de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão Institucional.

São recomendadas ações voltadas à permanência e êxito, formação de professores, e atividades transversais e interdisciplinares previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos do IFMS. As propostas podem prever a elaboração de produtos educacionais, tais como vídeos, protótipos, jogos educativos, entre outros.

Participantes - Docentes e técnicos-administrativos do IFMS podem atuar como coordenadores dos projetos de ensino.

As propostas podem prever ainda a participação de colaboradores voluntários, que podem ser professores, técnicos ou estudantes do Instituto Federal ou de outras instituições de ensino (apenas docentes e estudantes). Os requisitos de cada participante estão definidos no item 5 do edital de fluxo contínuo.

O edital define ainda a carga horária semanal máxima que cada participante poderá destinar ao projeto de ensino:

Participante Total de carga horária máxima semanal por projeto
Coordenador 8 horas
Colaborador Voluntário(a) (servidor) 4 horas
Colaborador Voluntário (estudante de nível médio) 8 horas
Colaborador Voluntário (estudante de nível superior) 10 horas

As atribuições de cada participante estão descritas no item 6 do edital de fluxo contínuo.

Registro do projeto - Deve ser feito pelo coordenador do projeto, no módulo Projeto de Ensino do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O prazo de inscrições ficará aberto até 30 de setembro.

As propostas deverão ter os seguintes itens: título do projeto, período de execução, categoria, área(s) em que se enquadra, caracterização dos beneficiários, resumo, justificativa, fundamentação teórica, objetivos gerais e específicos, metodologia e cronograma de execução, metas, acompanhamento e avaliação do projeto, resultados e impactos esperados, referências bibliográficas, e equipe executora.

Entre os critérios a serem analisados estão relevância, clareza e consistência dos objetivos, metodologia, e resultados e impactos esperados, e capacidade de execução do cronograma.

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas para o e-mail da Pró-Reitoria de Ensino: pr.

Pesquisa e Extensão - O IFMS está com mais dois editais de fluxo contínuo abertos. Entenda as regras gerais de cada um:

Projetos de Pesquisa - Edital nº 103/2023

Os projetos de pesquisa submetidos deverão ser desenvolvidos entre os dias 1º de fevereiro e 30 de novembro, com vigência de, no máximo, um ano.

A equipe deve ser formada por até três pesquisadores. O edital prevê as funções de coordenadores finalístico e administrativo, orientador, coorientador e colaborador. Os requisitos estão dispostos no item 2.2 do edital de fluxo continuo.

As equipes poderão ter a participação de, no máximo, três estudantes, um para cada plano de trabalho. Os de nível médio deverão dedicar, no máximo, cinco horas semanais às atividades de pesquisa. No caso dos acadêmicos do ensino superior, a carga horária máxima semanal é de 20 horas.

Os coordenadores poderão inscrever projetos de pesquisa até 30 de novembro, no Módulo Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap)

São critérios de avaliação: relevância do projeto; fundamentação teórica, metodologia e qualidade técnica; e nível de contribuição do trabalho para a sociedade, para o setor produtivo e para a formação do estudante.

Dúvidas devem ser encaminhadas para a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação: .

Atividades de Extensão - Edital nº 099/2023

O edital de fluxo contínuo define as regras para o registro de atividades de extensão a serem realizadas no IFMS no período de 2 de janeiro de 2024 a 30 de novembro de 2028, sem fomento institucional.

Podem ser registradas atividades nas modalidades programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços tecnológicos, conforme a Política de Extensão do IFMS.

As atividades de extensão podem ser coordenadas por servidores efetivos, professores substitutos e visitantes, e estudantes do IFMS. Colaboradores externos também podem fazer parte das equipes.

Caso a coordenação da fique sob responsabilidade de um técnico-administrativo e a atividade tenha a previsão da participação de estudantes, é preciso incluir pelo menos um docente para orientá-los.

As propostas devem ser submetidas no Módulo Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) com, no mínimo, 30 dias de antecedência do início das atividades previstas.

Dúvidas devem ser encaminhadas para a Pró-Reitoria de Extensão pelo e-mail .