PRA-TUTORIA
Estudantes de graduação podem se inscrever para tutoria
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na segunda-feira, 5, o edital de abertura da seleção de estudantes de graduação que atuarão como tutores pelo Projeto PRA-Tutoria, com pagamento de bolsa.
Serão selecionados até 50 estudantes da graduação dos dez campi da instituição, para formação de cadastro reserva.
Os convocados atuarão como tutores nas aulas de Recomposição da Aprendizagem em Matemática, oferecendo suporte a estudantes da rede estadual de ensino, e receberão bolsa mensal no valor de R$ 700 entre setembro e dezembro.
São requisitos para participar da seleção:
- estar matriculado em curso de graduação do IFMS, preferencialmente nas áreas de Exatas ou Licenciaturas;
- não ter reprovações na unidade curricular de Matemática nos últimos quatro semestres; e
- ter disponibilidade para dedicar 10 horas semanais às atividades de tutoria.
O Edital nº 043/2024, com as regras do processo seletivo, está disponível na Central de Seleção do IFMS.
Inscrições - Devem ser feitas até 13 de agosto, em formulário eletrônico.
No ato da inscrição, os candidatos devem anexar documentos como cópia do RG, comprovantes de residência e de matrícula, e a declaração de disponibilidade (Anexo I do edital de abertura do processo seletivo).
A seleção será feita com base na classificação dos inscritos, e aqueles que já participaram do Projeto PRA-Tutoria em 2023 terão prioridade.
Os candidatos convocados só assumirão a função de tutor depois de participarem de entrevista on-line, escolherem uma escola para atuar e enviarem a documentação necessária.
O IFMS emitirá certificados para os tutores que concluírem a carga horária integral do projeto.
PRA-Tutoria - Resultado de um Termo de Cooperação entre as instituições que integram o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS) e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), a iniciativa busca fomentar a qualidade e a equidade educacional.
A ação se concentra na recomposição das habilidades essenciais de Matemática em estudantes da Educação Básica, abrangendo as etapas do 4º, 5º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, além do 2º e 3º anos do ensino médio.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail projeto.pratutoria@ifms.edu.br.