Assistência Estudantil
Experiência em alimentação escolar é tema de capacitação
Gestores do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) estão em Campo Grande para ministrar uma capacitação voltada a servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
O curso, realizado nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, no auditório da reitoria do IFMS, tem como foco o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e visa oferecer apoio técnico-operacional a todos os envolvidos.
"Oferecer alimentação escolar aos nossos estudantes é mais do que um compromisso administrativo, é uma ação essencial. O esforço do IFMS em disponibilizar a merenda reflete nossa dedicação em ouvir e responder às necessidades da comunidade acadêmica", ressalta a reitora, Elaine Cassiano.
A equipe do IFSULDEMINAS compõe o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), unidade dedicada ao desenvolvimento de ações e projetos que atendam às necessidades do PNAE.
Durante a capacitação, são abordados temas relevantes como gestão de recursos, agricultura familiar e elaboração de cardápios, fundamentais para a melhoria da alimentação escolar.
A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, destaca a importância da parceria com o IFSULDEMINAS, reforçando o compromisso institucional em proporcionar uma alimentação de qualidade aos estudantes.
"Oferecer alimentação escolar aos nossos estudantes é mais do que um compromisso administrativo, é uma ação essencial para atender às demandas dos próprios alunos. O esforço do IFMS em disponibilizar a merenda, seja ela preparada na própria unidade ou em forma de alimentos que não demandam cozimento, reflete nossa dedicação em ouvir e responder às necessidades da comunidade acadêmica", ressalta.
Nesse sentido, a capacitação visa otimizar o uso dos recursos, garantindo uma alimentação saudável e adequada para os estudantes do IFMS, como explica a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes.
“A equipe do IFSULDEMINAS está nos orientando em áreas como processos de compra, cardápios, distribuição de recursos. Também está sendo feito um plano de ação para cada um dos campi visando a oferta da merenda”, informa a pró-reitora de Ensino do IFMS, Claudia Fernandes.
“A equipe do IFSULDEMINAS está nos orientando em áreas como processos de compra, cardápios, distribuição de recursos. Também está sendo feito um plano de ação para cada um dos campi visando a oferta da merenda”.
O evento, organizado pela Diretoria de Assuntos Estudantis do IFMS, conta com a participação de outras instituições.
“Nesta lista estão o Cecane da UFMS [Universidade Federal de Mato Grosso do Sul] e a Secretaria de Educação de MS. O objetivo é promover a articulação entre os entes para melhorar a oferta da merenda escolar”, explica Claudia.
De acordo com o coordenador do Cecane do IFSULDEMINAS, Rogério Robs, atualmente o Centro assessora oito Institutos Federais, dentre os quais o IFMS, no processo de implantação da alimentação escolar.
“O IFMS manifestou interesse em receber a assessoria, que envolve troca de experiências e direcionamento. A capacitação tem como objetivo ajudar gestores na implementação do PNAE nos Institutos Federais, considerando as diversas complexidades enfrentadas”, explica.
“Temos desafios diversos [para a oferta da alimentação escolar], como a falta de estrutura, nutricionistas e orçamento de custeio. Além disso, há questões de legislação e prestação de contas que precisam ser abordadas”, ressalta o coordenador do Cecane do IFSULDEMINAS, Rogerio Robs.
Segundo Robs, há vários desafios a serem enfrentados para essa implantação, considerando a realidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
“Temos desafios diversos, como a falta de estrutura, o que inclui restaurantes e espaços apropriados para as refeições, além da necessidade de equipar esses locais. Também precisamos de nutricionistas para a gestão do programa e da alimentação, com vagas e orçamento de custeio para garantir o funcionamento. Além disso, há questões de legislação e prestação de contas que precisam ser abordadas. Estamos trabalhando para avançar nesses pontos e efetivar a alimentação para nossos estudantes”, ressalta.
O evento conta ainda com a participação de representantes do Curso de Nutrição da UFMS, do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e da Associação de Produtores Orgânicos (APO-MS).
IFMS - Atualmente, o IFMS oferece alimentação escolar a estudantes em oito municípios.
Os campi Aquidauana, Corumbá e Naviraí oferecem a chamada 'merenda quente', quando as refeições são preparadas e servidas na própria unidade. O Campus Três Lagoas iniciará essa oferta na próxima segunda-feira, 2.
Em Campo Grande, Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã, os estudantes recebem ‘merenda fria’, alimentos que não demandam cozimento.
Para mais informações sobre a ação, o contato deve ser feito com a Diretoria de Assuntos Estudantis pelo e-mail: dirae@ifms.edu.br.