Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Gestores se reúnem com Secretário de Educação Profissional

Lidera IFMS

Gestores se reúnem com Secretário de Educação Profissional

Realizada em Campo Grande, capacitação conta com representantes da reitoria e dos campi. Marcelo Bregagnoli falou sobre a Rede Federal
por Osvaldo Sato publicado: 16/05/2024 16h26 última modificação: 16/05/2024 16h42
  • Cerca de 30 gestores do IFMS participaram do evento - Foto: Ascom/IFMS

• Lidera IFMS reúne gestores da reitoria e campi - Foto: Ascom/IFMS

Visando à capacitação de novas lideranças, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou nesta quinta-feira, 16, mais uma etapa do Lidera IFMS, programa promovido pela Diretoria de Desenvolvimento, Valorização e Qualidade de Vida das Pessoas (Dival) da instituição.

O evento ocorreu das 8 às 17 horas, no Campus Campo Grande, e contou com as participações da reitora Elaine Cassiano, pró-reitores, diretores sistêmicos, assessores e demais gestores da reitoria, além dos diretores-gerais dos campi.

O principal destaque foi a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli. Vindo de Brasília (DF) especificamente para o evento, ele abordou as melhorias recentes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, enfatizando os esforços para superar os desafios orçamentários dos últimos seis anos e os avanços significativos na capacidade e qualidade do ensino oferecido pela rede.

"De um orçamento aprovado de R$ 2,1 bilhões em 2022, avançamos para R$ 2,8 bilhões executados em 2023, e agora com uma previsão de R$ 2,6 bilhões iniciais para 2024, além de uma nova adição de 1,8 mil docentes para fortalecer nossa rede", explicou Marcelo Bregagnoli, ao destacar a importância da recomposição orçamentária e da ampliação do quadro de docentes em todo o país.

"A capacidade do IFMS de integrar projetos sustentáveis e estender seu alcance além dos muros acadêmicos exemplifica a evolução necessária para que instituições de ensino atendam eficazmente às demandas da sociedade moderna", ressaltou o secretário Marcelo Bregagnoli.

O secretário enfatizou ainda o desempenho do IFMS dentro da Rede Federal, destacando o sucesso da instituição em se engajar ativamente com a comunidade e desenvolver projetos que têm um impacto real e sustentável, tanto em âmbitos produtivos quanto sociais.

"A capacidade do IFMS de integrar projetos sustentáveis e estender seu alcance além dos muros acadêmicos exemplifica a evolução necessária para que instituições de ensino atendam eficazmente às demandas da sociedade moderna".

Bregagnoli ressaltou, ainda, a importância de um curso focado em governança, integridade e gestão de riscos, em especial no contexto de expansão e a crescente complexidade na administração de recursos e novos projetos educacionais.

"O desenvolvimento da governança, integridade e gestão de riscos contribui para assegurar que a expansão e consolidação dos IFs sejam geridas com eficiência e responsabilidade. Esse curso reflete o compromisso do IFMS com a transparência e a ética e prepara a instituição para enfrentar desafios futuros de forma mais madura e sustentável," finalizou.

• Reitora Elaine Cassiano ressaltou a importância da presença de Bregagnoli - Foto: Ascom/IFMS

• Lidera IFMS reúne gestores da reitoria e campi - Foto: Ascom/IFMS

Lidera IFMS - No contexto de uma série de cursos de capacitação destinados aos diretores-gerais do IFMS, Elaine Cassiano destacou a importância da colaboração entre a gestão do Instituto e do MEC.

"A presença do secretário é importante pois traz insights valiosos que são essenciais para os nossos gestores. É um passo que contribui para que tenhamos as ferramentas e o conhecimento necessários para gerir o IFMS," comentou a reitora Elaine Cassiano.

"A presença do secretário Marcelo Bregagnoli para este curso de capacitação é importante pois traz insights valiosos que são essenciais para os nossos gestores. É um passo que contribui para que tenhamos as ferramentas e o conhecimento necessários para gerir o IFMS de forma eficiente e alinhada com as diretrizes nacionais," comentou.

O programa de capacitação para gestores do IFMS prevê, no total, quatro módulos, sendo que o primeiro encontro ocorreu em novembro passado, tendo como tema o desenvolvimento de liderança.

Na sequência está prevista a realização do terceiro módulo voltado para a contextualização do IFMS, com temas como a gestão na reitoria, competências organizacionais, organograma dos campi, e fundamentos estratégicos do IFMS.

Por fim, o quarto módulo terá foco nas relações institucionais com órgãos externos. Segundo a Dival, novos modelos de encontros e temas ainda poderão ser adicionados ao programa.

Com a presença dos gestores da instituição em Campo Grande, será realizada uma Reunião de Gestão Sistêmica de forma presencial na manhã desta sexta-feira, 17, também no campus.

* Com informações de Vinícius Villas Boas.