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Ponta Porã

Hortas escolares são reativadas por meio de parceria

Em média, são colhidas 200 hortaliças semanalmente em cada uma das escolas participantes, o que contribui para a merenda escolar
por Laura Silveira publicado: 04/09/2024 09h48 última modificação: 04/09/2024 09h48
  • Hortas já foram reativadas em quatro escolas municipais graças à parceria entre IFMS e Prefeitura - Foto: Arquivo

Por meio de uma parceria entre o Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Prefeitura Municipal, desde agosto do ano passado diversas hortas escolares têm sido reativadas no município. A iniciativa envolve um esforço colaborativo para transformar espaços subutilizados em locais produtivos e educativos.

Até agora, são participantes do projeto a Escola Municipal Manoel Martins, Escola Polo Municipal Marcondes Fernandes Pereira e a Escola Profª Conceição Capiberibe Saldanha, além da Escola Municipal Dora Landolfi, localizada no distrito de Sanga Puitã.

Nessas unidades, áreas anteriormente destinadas a hortas, mas que estavam abandonadas, passaram por um processo de revitalização, como capina e limpeza do local, preparação do solo e de canteiros, adubação, além do plantio e cultivo de diversas hortaliças, dentre as quais alface, rúcula, rabanete, couve, cebolinha e salsinha.

  • Em média, são colhidas 200 hortaliças semanalmente em cada uma das escolas participantes - Foto: Arquivo

  • Primeiramente, as áreas passaram por processo de revitalização, como a preparação do solo - Foto: Arquivo

  • Registro dos primeiros plantios - Foto: Arquivo

  • Registro dos primeiros plantios - Foto: Arquivo

  • Uma das hortaliças cultivadas é a alface - Foto: Arquivo

Em média, são colhidas 200 hortaliças por semana em cada uma das escolas participantes, o que contribui significativamente para a merenda escolar. Além disso, elas são distribuídas entre os participantes do projeto, quando há produção excedente.

De acordo com Direção-Geral do Campus Ponta Porã, a parceria funciona da seguinte maneira: a Prefeitura é responsável pela compra dos materiais e insumos, e pelo pagamento de bolsas aos estudantes do IFMS estagiários do projeto. Já o IFMS, além dos estagiários, oferece o apoio técnico e maquinários, como trator.

  • O servidor do IFMS Luis Vitor de Oliveira realiza o acompanhamento técnico dos trabalhos - Foto: Arquivo

O acompanhamento é realizado pelo técnico de Laboratório Agropecuário do IFMS, Luis Vitor de Oliveira, que supervisiona as hortas, orientando e garantindo que as práticas agrícolas sejam executadas de forma eficiente e sustentável. Além disso, outros técnicos do campus fornecem suporte necessário e orientações ao longo do processo.

"A implementação do projeto vem da necessidade de promover a educação ambiental e a segurança alimentar nas comunidades, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente", explica o técnico de Laboratório Agropecuário, Luis Oliveira.

"A implementação do projeto vem da necessidade de promover a educação ambiental e a segurança alimentar nas comunidades urbanas de Ponta Porã, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente nas comunidades envolvidas, promovendo uma alimentação mais saudável e o contato direto com a natureza", explica Luis Vitor.

Para o técnico, todos os participantes do projeto aprendem coletivamente.

"A participação direta no planejamento, preparo do solo, plantio e manutenção das hortas fomenta o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os participantes, criando uma rede de aprendizado colaborativo. Através de uma abordagem prática de ensino, estudantes de Agronomia podem aplicar seus conhecimentos teóricos em situações reais, desenvolvendo habilidades essenciais para sua formação profissional e contribuindo para a sustentabilidade".

Bolsistas - Atualmente, são sete acadêmicos da Agronomia recebendo bolsas da Prefeitura no valor de R$ 850 como estagiários do projeto. Os estudantes cuidam das hortas, com irrigação, capina manual, identificação de insetos e doenças, e ainda orientam alunos e professores das escolas nas práticas de plantio e colheita.

  • A acadêmica de Agronomia Tainara Ramires Cardoso é uma das bolsistas do projeto - Foto: Arquivo

  • Tainara é estagiária há um ano na Escola Municipal Manoel Martins - Foto: Arquivo

  • Atualmente, são sete estudantes da Agronomia recebendo bolsas da Prefeitura - Foto: Arquivo

A acadêmica do 4° semestre do bacharelado em Agronomia, Tainara Ramires Cardoso, 27, é uma das bolsistas do projeto. Há um ano, atua na Escola Municipal Manoel Martins. Decidiu participar para adquirir conhecimento na área, ganhar prática e aumentar a interação com os alunos.

"Estou aprendendo o manejo com a horta, colocando em prática a adubação, controle de pragas e doenças. É importante levar aos alunos as práticas de plantio e colheita, mostrando a importância da sustentabilidade e do cultivo de alimentos orgânicos, e promover hábitos mais saudáveis na alimentação deles, estimulando a prática sustentável dentro e fora da escola",comenta.

  • Outro projeto desenvolvido é sobre hortiterapia - Foto: Arquivo

  • A horta foi revitalizada no Centro de Educação Infantil Elpídio Pellufo - Foto: Arquivo

  • O projeto atende crianças de até quatro anos - Foto: Arquivo

Hortiterapia - Além das quatro escolas já citadas, o Campus Ponta Porã também desenvolve desde abril o projeto 'Hortiterapia: uma proposta de inclusão reversa', no Centro de Educação Infantil (CEINF) Elpídio Pellufo.

A coordenadora do projeto, servidora Tania Fujii, explica que a hortiterapia é uma abordagem inovadora na educação infantil. 

"Ao trabalhar com a terra e explorar cores, formas e texturas, as crianças constroem o conhecimento de forma prática e interdisciplinar, fortalecendo a consciência ambiental e social desde cedo” aponta a coordenadora do projeto sobre hortiterapia, Tania Fujii.

"Ela promove o contato das crianças com a natureza, desenvolvendo habilidades socioemocionais, cognitivas e motoras. Permite que todas participem ativamente do aprendizado, valorizando a diversidade e a cooperação. Ao trabalhar com a terra e explorar cores, formas e texturas, elas constroem o conhecimento de forma prática e interdisciplinar, fortalecendo a consciência ambiental e social desde cedo”, aponta Tania.

O projeto atende crianças de até quatro anos. A inclusão reversa, nesse contexto, refere-se à inclusão de crianças com diferentes habilidades e necessidades, incluindo aquelas com deficiências, em um ambiente onde todos podem se beneficiar mutuamente, aprendendo uns com os outros em um contexto inclusivo.

"A linguagem utilizada é muito simples, as atividades são realizadas por meio de uma referência e modelo. Fazemos primeiro e depois as crianças fazem, adquirindo autonomia e independência. Além da experiência cognitiva e motora, vemos que elas começaram a apreciar as hortaliças na alimentação escolar, então a horta é um enriquecedor nutricional", finaliza.

  • O projeto é coordenado pela servidora do IFMS Tania Fujii - Foto: Arquivo

  • A hortiterapia é uma abordagem inovadora na educação infantil - Foto: Arquivo

  • O trabalho é desenvolvido no CEINF desde abril - Foto: Arquivo

Parceria - O diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro de Lima Junior, reconhece a importância de iniciativas como essa, não só para o próprio IFMS, mas também para toda a sociedade.

"As parcerias são fundamentais para que possamos estabelecer relações com os setores público e privado, e para que nossos servidores e estudantes possam desenvolver seus projetos", ressalta o diretor-geral do campus, Izidro de Lima Junior.

"As parcerias são fundamentais para que possamos estabelecer relações com os setores público e privado, e para que nossos servidores e estudantes possam desenvolver seus projetos. Também é muito importante para as crianças terem esse contato com a terra, começarem a ver que uma planta precisa de cuidado todo dia, e assim vão entender como é árdua a produção de alimentos", avalia o diretor-geral.

O diretor também aponta o apoio fundamental, para o desenvolvimento dos projetos, do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas Social e de Desenvolvimento de Ponta Porã, órgão criado para promover a integração e coordenação entre diferentes setores da administração municipal, com o objetivo de formular, implementar e monitorar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social e econômico da cidade.