Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > IFMS promove atividades da Semana Pedagógica 2024

IFMS promove atividades da Semana Pedagógica 2024

Evento ocorre simultaneamente nos dez campi, de 1º a 6 de fevereiro. Na segunda-feira, 5, está prevista live sobre Avaliação da Aprendizagem
por Osvaldo Sato publicado: 30/01/2024 16h08 última modificação: 30/01/2024 16h08

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul promove a partir de quinta-feira, 1º, as atividades da Semana Pedagógica 2024 nos dez campi e reitoria da instituição, com participação de todos os docentes e técnicos-administrativos da área do ensino.

O principal objetivo é preparar os servidores para o semestre letivo com capacitações, trocas de experiências e planejamento do ensino, pesquisa e extensão.

“O tema escolhido para este semestre tem por objetivo refletir acerca da avaliação da aprendizagem, de modo a esclarecer o objetivo da avaliação, as características da avaliação na EPCT e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem", destaca a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes.

Como principal atividade, a Semana prevê a realização de uma live na segunda-feira, 5, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do IFMS no YouTube.

O tema da palestra será Avaliação de Aprendizagem, sendo ministrada pela professora do Instituto Federal do Acre (IFAC), Maria Lucilene Belmiro de Melo Acácio.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, a palestra traz uma reflexão e debate acerca da temática, com foco na avaliação da aprendizagem na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).

“O tema escolhido para este semestre tem por objetivo refletir acerca da avaliação da aprendizagem, de modo a esclarecer o objetivo da avaliação, as características da avaliação na EPCT e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem, como também apresentar o conceito de avaliação enquanto prática de investigação para tomada de decisão; o que é, para que serve, como avaliar e as principais formas de avaliação na EPCT”, explicou.

Além da palestrante e da pró-reitora, estão previstas na live participações da reitora Elaine Cassiano e dos diretores da Proen: diretora-executiva Juliana Rezende Miguel; diretor de graduação Rodrigo Cardoso; diretora da educação básica Glaucia Vasconcelos; diretora de assuntos estudantis Adriana Naressi; e diretora de gestão acadêmica Elisângela Martins da Silva.

Semana Pedagógica - Semestralmente, a Proen envia orientações e sugestões relacionadas à Semana Pedagógica, em especial a proposição de temas e de materiais de apoio para subsidiar o planejamento de ações de formação.

Cada campus organiza sua programação, reservando um período para as atividades organizadas pela pró-reitoria, respeitando os 50% do tempo destinado ao planejamento docente.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail .