Expansão
Processo de implantação em Amambai e Paranaíba avança
O município de Paranaíba formalizou, neste mês, a doação de uma área de 50 mil m² ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O terreno, localizado na Vila Santo Antônio, às margens da BR-158, possui acesso a redes de água, energia, internet e telefonia. Além disso, a doação inclui uma quadra poliesportiva coberta de 600 m², que será utilizada para atividades esportivas e recreativas do campus.
Na avaliação da reitora do IFMS, Elaine Cassiano, a assinatura da escritura pública marca um passo fundamental para a implementação do Campus Paranaíba e o desenvolvimento da região.
"Esta iniciativa amplia a capacidade de atendimento do IFMS, e tem o potencial de catalisar o desenvolvimento socioeconômico de Paranaíba e região. O novo campus irá proporcionar oportunidades para a formação de cidadãos, prontos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro", afirmou.
O investimento inicial previsto para a construção do Campus Paranaíba é de R$ 25 milhões. Quando estiver em pleno funcionamento, o campus terá a capacidade de atender até 1.400 estudantes e contará com um corpo docente formado por 70 professores e 60 técnicos-administrativos.
A previsão é que, ainda no segundo semestre de 2024, o IFMS inicie a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em um espaço provisório. Para 2025, estão planejados a abertura dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Enquanto a sede do campus não é finalizada, as atividades do IFMS em Paranaíba serão realizadas na Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, localizada no centro da cidade.
Audiência Pública - Outro Campus em processo de implantação, que faz parte da criação de 100 novas unidades anunciadas pelo Governo Federal, está localizado no município de Amambai.
Na última quinta-feira, 25, foi realizada audiência pública para debater os cursos que serão ofertados pelo novo campus da instituição. O evento foi realizado no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Participaram autoridades locais, representantes da sociedade civil organizada e comunidade em geral.
Segundo o pró-reitor de desenvolvimento institucional do IFMS, Fernando Alves, a audiência pública em Amambai foi um grande sucesso e motivo de muita satisfação para a instituição.
“A participação da comunidade foi impressionante, com cerca de 100 pessoas presentes. Tivemos diálogos enriquecedores e respondemos a diversas dúvidas, que abordaram desde o perfil dos egressos dos cursos até o processo de implantação do novo campus”, afirmou Fernando Alves..
No final da audiência, foram escolhidos três cursos técnicos integrados, escolhidos de modo a atender os arranjos produtivos locais: Agropecuária (Eixo de Recursos Naturais), Informática (Eixo de Informação e Comunicação) e Administração (Eixo de Gestão e Negócios).
Estes mesmos cursos foram escolhidos na audiência pública do Campus Paranaíba, realizada no mês de junho.
“Essas escolhas refletem o comprometimento da comunidade com o desenvolvimento educacional e profissional de Amambai. Continuaremos trabalhando para garantir que a implementação desses cursos ocorra com a excelência que nossos estudantes merecem”, completou o pró-reitor.