Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Inscrições para Auxílio Monitoria terminam nesta sexta-feira

Permanência e Êxito

Inscrições para Auxílio Monitoria terminam nesta sexta-feira

São ofertadas 61 vagas para este semestre. Podem se inscrever estudantes dos cursos técnicos e da graduação nos dez campi
por Osvaldo Sato publicado: 26/02/2024 11h01 última modificação: 05/03/2024 08h29

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até sexta-feira, 1º, as inscrições de estudantes dos cursos técnicos e de graduação para a seleção do Programa de Monitoria da instituição.

Serão selecionados até 61 estudantes dos dez campi, que deverão desenvolver atividades de monitoria em diversas disciplinas neste primeiro semestre letivo.

As atividades de monitoria deverão ser desenvolvidas em até oito horas semanais, não podendo ser superior a quatro horas diárias. Entre as competências no monitor está o de ajudar os demais estudantes a fazer exercícios da unidade curricular e esclarecer dúvidas, juntamente ao professor orientador.

Com fomento de R$ 86.100 neste semestre, o programa prevê a concessão de três auxílios mensais nos valores de R$ 400 (cursos técnicos) e R$ 700 (graduação).

O edital com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - Devem ser feitas exclusivamente pela Página do Candidato. Para isso, o interessado deverá escolher apenas um campus/área/turno, bem como anexar o comprovante de dados bancários.

Além de estar cursando, no mínimo, o 2º período, o estudante precisa ter sido aprovado nas unidades curriculares que caracterizam a área da monitoria pretendida e possuir compatibilidade entre os horários das atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitora.

O candidato não pode ter sido monitor nos últimos quatro semestres consecutivos, não ter desistido da atividade de monitoria anteriormente e nem estar respondendo a Processo Disciplinar Discente.

Acadêmicos de graduação podem se inscrever para vaga de monitoria em curso técnico, desde que tenham sido aprovados em unidade curricular com ementa compatível com a unidade curricular da monitoria pretendida.

Seleção - Será considerada a média da nota da entrevista e a nota da unidade curricular ou a média das notas das unidades curriculares em que o estudante está concorrendo.

Os resultados preliminar e final estão previstos para os dias 19 e 27 de março, respectivamente. A monitoria terá início em abril, de acordo com o cronograma do Edital nº 010/2024.

O estudante não classificado dentro do número de vagas para recebimento de auxílios poderá se voluntariar para a atividade de monitoria sem a contrapartida financeira.

Programa - A monitoria é uma das iniciativas do Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMS, cujo objetivo principal é apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos da instituição.

Os objetivos do programa são prestar apoio ao aprendizado dos estudantes e despertar neles o interesse pelo ensino, além de oportunizar a participação no processo educacional e em situações extracurriculares que o conduzam à plena formação.