Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Matrícula de portador de diploma, reingresso e transferência vai até 2ª feira

Graduação

Matrícula de portador de diploma, reingresso e transferência vai até 2ª feira

Procedimento é on-line no Sistema de Matrículas para convocados em primeira chamada. Candidatos em lista de espera devem efetuar manifestação de interesse
por Osvaldo Sato publicado: 15/02/2024 09h49 última modificação: 15/02/2024 09h49

Os candidatos convocados em primeira chamada para os cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio da seleção voltada a portador de diploma, reingresso e transferências interna e externa, têm até segunda-feira, 19, para efetuarem suas matrículas.

O documento está disponível na Central de Seleção do IFMS e convoca os candidatos “aptos à matrícula” para efetivarem o procedimento e, ainda, aqueles classificados em “lista de espera” para realizarem a manifestação de interesse à vaga.

Para isso, os candidatos devem acessar o Sistema de Matrículas do IFMS.

O acesso pode ser feito utilizando a conta do Gov.BR ou clicando na opção 'Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso'.

Dessa forma, será solicitado o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento e o e-mail utilizado no cadastro na Central de Seleção.

Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. A primeira senha será enviada por e-mail. Uma vez logado, o candidato deve conferir os dados pessoais e a opção de curso para o qual se inscreveu.

Caso as informações estejam corretas, o candidato deve informar sua situação, clicando em “Solicitar Matrícula” para convocados em primeira chamada ou “Manifestar Interesse” para candidatos em lista de espera.

Aqueles que não tenham preenchido o Questionário Socioeconômico devem fazê-lo como pré-requisito para a solicitação de matrícula.

Em seguida, deverão anexar os documentos solicitados no edital, a serem enviados na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade com, no máximo, 5 mb cada, a partir dos documentos originais. São aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Vagas - Foram ofertadas 191 vagas, com opções em cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O edital com as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Por meio deste, o ingresso nos cursos de graduação é possível por estas modalidades:

Portador de Diploma: para estudantes com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Reingresso: voltado a estudantes do IFMS que desejam retornar ao mesmo curso e campus que deixaram de frequentar há, no máximo, cinco anos e que não tenham se beneficiado do reingresso anteriormente.

Transferência Externa: destinada a estudantes matriculados no IFMS que pretendem transferir-se para outro campus da instituição ou estudantes matriculados em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo MEC, com a intenção de transferir-se para o IFMS.

Transferência Interna: para estudantes matriculados no IFMS que queiram transferir-se para outro curso no mesmo campus da instituição.

Dúvidas frequentes sobre a utilização do site de matrículas podem ser consultadas na seção FAQ do Sistema de Matrículas.

Mais informações podem ser também encaminhadas para o e-mail .