Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Parceria com Itaipu garante fomento para extensão universitária no IFMS

Parceria com Itaipu garante fomento para extensão universitária no IFMS

Com investimento de R$ 24 milhões para instituições de Mato Grosso do Sul e Paraná, programa oferece bolsas a estudantes e professores
por Paulo Gomes publicado: 09/05/2024 14h13 última modificação: 09/05/2024 14h13

Geral_tratada.jpgRepresentantes de 17 Instituições aderiram ao programa de extensão - Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aderiu ao edital da Itaipu Binacional que prevê investimentos para parcerias com instituições de ensino superior na realização de atividades de extensão universitária no Paraná e na região sul de Mato Grosso do Sul.

O Programa de Extensão Universitária para Sustentabilidade Territorial é resultado da colaboração entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e conta com a participação de 17 instituições de ensino superior estaduais, federais e municipais que possuem campus nas áreas de atuação da hidrelétrica.

Elaine assina.jpgNo evento de lançamento, realizado na última sexta-feira, 3, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, e representantes das demais instituições de ensino assinaram os termos de cooperação.

“Esta parceria amplia as oportunidades para nossos estudantes e servidores explorarem soluções inovadoras para desafios regionais e destaca a importância de unir esforços acadêmicos e industriais para fomentar a educação e a pesquisa que respondam aos urgentes desafios ambientais e sociais de nosso tempo”, avalia Elaine Cassiano.

Com a adesão, pesquisadores docentes do IFMS poderão apresentar projetos que contemplem a temática do edital e concorrer no programa, que prevê investimento total de R$ 24 milhões para fomentar a pesquisa e a extensão universitária.

Serão ofertadas aproximadamente mil bolsas para estudantes e professores das universidades e institutos participantes. As bolsas serão distribuídas de acordo com o número de discentes matriculados em cada instituição.

Os valores são de R$ 700 por estudante e R$ 1,4 mil para cada coordenador. Os projetos aprovados também receberão recursos para a aquisição de notebooks.

“Esta parceria amplia as oportunidades para nossos estudantes e servidores explorarem soluções inovadoras para desafios regionais e destaca a importância de unir esforços acadêmicos e industriais para fomentar a educação e a pesquisa que respondam aos urgentes desafios ambientais e sociais de nosso tempo”, avalia a reitora Elaine Cassiano.

Inscrições - Os projetos serão selecionados por meio de chamada pública, de acordo com o edital de abertura, disponível na página da seleção.

As propostas devem ser submetidas diretamente pelos pesquisadores até 2 de junho, exclusivamente por formulário eletrônico, seguindo o modelo de Plano de Trabalho fornecido no edital.

É necessário ainda apresentar o Termo de Anuência da Instituição e o Termo de Aceite, disponíveis no edital de abertura, juntamente com toda a documentação solicitada.

Os projetos precisam estar alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e poderão contar com um coordenador e estudantes bolsistas.

Requisitos - Para se candidatar ao papel de coordenador, é necessário possuir experiência em projetos de extensão, registrada no Currículo Lattes. Também é preciso apresentar um plano de trabalho detalhado e ter disponibilidade de tempo para coordenar as atividades, incluindo participação em reuniões e acompanhamento das ações dos bolsistas.

O coordenador adjunto deve ter vínculo formal com a instituição proponente e ser brasileiro ou possuir visto permanente no país.

Os requisitos mínimos para os estudantes incluem estar regularmente matriculados em cursos de nível superior ou técnico e possuir autorização dos pais ou responsáveis, caso sejam menores de 18 anos. Além disso, é necessário ter um currículo atualizado na Plataforma Lattes.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico .

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional