Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Publicação aborda ferramentas digitais para metodologias ativas

Ensino

Publicação aborda ferramentas digitais para metodologias ativas

Livro digital, desenvolvido por acadêmicos do ensino superior e pós-graduação do Campus Coxim, está disponível gratuitamente
por Cleyton Lutz publicado: 03/04/2024 09h18 última modificação: 03/04/2024 09h18

Com o objetivo de promover a aprendizagem de maneira participativa, por meio da escolha das ferramentas adequadas para o desenvolvimento de estratégias educacionais, um projeto colaborativo desenvolvido no Campus Coxim deu origem a uma publicação digital focado no tema. 

“Apresentamos, de maneira didática, uma série de recursos digitais que podem ser desenvolvidos e aplicados em sala de aula", explica Gesilane Maciel, idealizadora do projeto.

O livro “Conectando Saberes: 50 Ferramentas Digitais para Metodologias Ativas” é o resultado dos esforços de 13 estudantes da unidade, dos cursos de licenciatura em Química e pós-graduação em Robótica Educacional. 

O material, que funciona como um guia, traz informações sobre diferentes recursos digitais, que podem ser desenvolvidos e aplicados em sala de aula. Desde plataformas interativas até aplicações inovadoras, incluindo jogos educativos e inteligência artificial, são apresentadas várias sugestões de ferramentas capazes de enriquecer o processo educacional, tornando-o mais envolvente, acessível e eficaz. 

A publicação é resultado das atividades das disciplinas “Educação e TDICs” (graduação) e “Tecnologias educacionais na prática pedagógica escolar” (pós-graduação), ofertadas no segundo semestre do ano passado. 

“Conectando Saberes” pode ser lido e baixado gratuitamente no portal educacional eduCapes, que reúne objetos educacionais para uso de alunos e professores de todos os níveis de ensino. 

Produção – A publicação busca auxiliar o trabalho diário do professor, ao mesmo tempo em que fomentava nos acadêmicos uma postura mais autônoma e participativa. 

"As metodologias ativas não se resumem ao uso dessas ferramentas, mas conhecê-las é um ponto de partida para as práticas educativas", explica a docente.

“Apresentamos uma série de recursos digitais que podem ser desenvolvidos e aplicados em sala de aula. O material foi estruturado de forma bastante didática, contendo o detalhamento de cada ferramenta, o link de acesso, a descrição, funcionalidades, áreas de atuação e como utilizar”, explica a docente de Pedagogia do Campus Coxim, Gesilane Maciel José, idealizadora do projeto e organizadora do livro. 

O desenvolvimento da obra teve ainda a participação da professora de Letras do Campus Coxim da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Tiana Andreza Antunes, responsável pela revisão textual. 

Gesilane destaca que o assunto é amplo. Dessa forma, o livro representa um esforço inicial na sistematização do conhecimento na área. 

“As metodologias ativas não se resumem ao uso dessas ferramentas, mas conhecê-las é um ponto de partida para o desenvolvimento de práticas educativas que promovam maior cooperação, trocas de experiências e a criação colaborativa”. 

Por isso, existe a perspectiva de dar prosseguimento ao assunto com o volume II do livro digital, que seria desenvolvido junto às próximas turmas das duas disciplinas. “Pretendemos, com isso, apresentar especificamente as ferramentas voltadas à inteligência artificial e seu uso na sala de aula”, informa ela.

registrado em: ,