Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Quer começar o ano letivo animado? Então leia essa reportagem!

Estudante

Quer começar o ano letivo animado? Então leia essa reportagem!

É sobre ex-estudantes do técnico integrado que arrasaram em seleções de ingresso na graduação, e que podem ser um estímulo para 2024
por Juliana Aragão publicado: 07/02/2024 14h23 última modificação: 07/02/2024 14h23
  • As irmãs Ana Beatriz (esquerda) e Ana Carolina (direita) passaram para Medicina em 1º lugar - Foto: Arquivo Pessoal

  • Ana Beatriz na apresentação do trabalho de conclusão do curso técnico no IFMS - Foto: Arquivo Pessoal

  • O dia do trote no IFMS ficará na memória de Ana Beatriz - Foto: Arquivo Pessoal

Neste primeiro dia letivo do ano no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), nada mais animador do que conhecer histórias de estudantes que saíram dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição diretamente para as graduações mais concorridas do Estado.

Foi o caso da Ana Beatriz Rodrigues Gualdi, 17, recém-formada no técnico em Informática pelo Campus Três Lagoas e a mais nova acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ofertado no município. A jovem ficou em 1º lugar no PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva), processo seletivo em que o estudante faz provas ao longo dos três anos do ensino médio.

"Mergulhem de cabeça no curso técnico, porque se não quiserem fazer faculdade, ao final do curso vocês estarão prontos para conseguir um emprego", destaca a ex-estudante de Três Lagoas, Ana Beatriz, agora acadêmica de Medicina.

O mais incrível é que, em 2023, a irmã da Ana Beatriz - Ana Carolina Rodrigues Gualdi, 18, que assim como ela cursou o técnico em Informática no IFMS -, também foi aprovada em 1º lugar pelo PASSE para o curso de Medicina da UFMS. 

As irmãs que nasceram e cresceram em cidades do interior de Mato Grosso do Sul, sempre estudaram em escola pública e foram criadas pela mãe, funcionária terceirizada do setor de limpeza do INSS. Ambas querem ter uma profissão em que possam cuidar de pessoas. Uma vez formadas, serão as primeiras médicas da família, e o IFMS terá sido fundamental para a realização deste sonho.

"O ensino do IFMS é bastante aprofundado, e faz com que o estudante possa aproveitar ao máximo o que está aprendendo. Outro diferencial foi ter a biblioteca, com um acervo que ajudou muito no discernimento dos conteúdos, algo fundamental para o nosso ingresso em Medicina", destaca.

Aos que estão começando o ano letivo, Ana Beatriz sugere que aproveitem ao máximo o que o IFMS oferece.

"O Instituto Federal é uma instituição que nos prepara para o mercado de trabalho, para a universidade e também para a vida. Por isso, façam estágio, participem dos projetos, das palestras, mergulhem de cabeça no curso técnico, porque se não quiserem fazer faculdade, ao final do curso vocês estarão prontos para conseguir um emprego", finaliza.

  • Júlia também passou para o curso de Medicina na UFMS - Foto: Arquivo Pessoal

  • Na memória, a participação na Semana do Meio Ambiente do IFMS - Foto: Arquivo Pessoal

  • E a visita técnica ao Bioparque Pantanal, organizada pelo IFMS - Foto: Arquivo Pessoal

Mais um "case de sucesso" do IF! - Outra estudante de curso técnico integrado do IFMS que "entrou" em Medicina foi a Júlia Jaques, 18, recém-formada técnica em Edificações pelo Campus Aquidauana. A jovem, que fará a graduação em Campo Grande, também foi aprovada pelo PASSE da UFMS.

"O Campus Aquidauana, com o grupo de professores altamente qualificados, sempre dispostos a ensinar, colaborou para que eu realizasse o sonho de cursar Medicina", pontua a ex-estudante do IFMS, Júlia Jaques.

Natural de Anastácio, cidade sul-mato-grossense com apenas 25 mil habitantes e filha de auxiliares administrativos, Júlia sempre estudou em escola pública.

Sobre ter cursado o ensino médio no IFMS, são só agradecimentos. "Sem dúvidas, o Campus Aquidauana, com o grupo de professores altamente qualificados, que sempre estão dispostos a ensinar e saciar as dúvidas, colaborou para que eu realizasse o sonho de cursar Medicina", pontua.

Como estudante do técnico integrado, Júlia participou de vários projetos. Um deles, sobre língua espanhola, ficou em primeiro lugar no edital de fomento à participação de meninas e mulheres na pesquisa científica.

"Participar desses projetos fez com que eu pudesse ampliar meus horizontes e conhecer novas perspectivas, além de fazer com que eu passasse por experiências que me auxiliarão na faculdade. Meu conselho para os alunos é que eles aproveitem todas as oportunidades que o IF proporciona, desde os melhores professores e estrutura, bem como as atividades extracurriculares, como cursos de idiomas, treinamentos esportivos e eventos culturais", comenta.

E tem "notão" no Enem também! No início deste ano, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) enviou um formulário de resposta voluntária a estudantes do IFMS com a intenção de mapear os resultados em processos seletivos para ingresso em cursos de graduação.

"A qualidade do ensino é a marca registrada do IFMS, e é graças a isso que alcançamos resultados extraordinários, com aprovações em vestibulares e pelo Enem", comemora a pró-reitora de Ensino Claudia Fernandes.

Os dados revelam aprovações em faculdades e cursos altamente concorridos, como Medicina na UFMS, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Unicesumar, e engenharias na Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

"A qualidade do ensino é nossa marca registrada, e é graças a isso que alcançamos resultados extraordinários, como as aprovações em vestibulares e pelo Enem. Temos casos inspiradores de estudantes egressos dos cursos da Educação de Jovens e Adultos e com necessidades educacionais específicas que foram aprovados em graduações, o que é extremamente valioso para nós", comemora a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes.

Em outro levantamento realizado pela Proen, com todos os estudantes do IFMS que prestaram o Enem no ano passado, destaque para as notas da redação. Dos 475 estudantes que fizeram a prova e participaram de todas as etapas do Exame, 64 alcançaram notas iguais ou superiores a 900, sendo que a máxima é 1.000.

"O desempenho excepcional dos estudantes do IFMS no Enem 2023, especialmente na redação, na qual os estudantes devem demonstrar seus conhecimentos e capacidade de argumentação, é motivo de orgulho para toda a instituição.  Além disso, 13 desses alunos obtiveram notas ainda mais altas, entre 980 e 960 pontos", finaliza.

Técnico integrado - O IFMS oferta atualmente 11 opções gratuitas de cursos técnicos integrados ao ensino médio, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A cada ano, as vagas são oferecidas por meio do Exame de Seleção, prova de ingresso composta por questões de múltipla escolha.

Com duração de três anos, o estudante tem a oportunidade de cursar, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e técnica escolhida. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

Saiba mais na página dos cursos técnicos integrados!