Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Reabertas inscrições para o Programa de Assistência Estudantil

Estudante

Reabertas inscrições para o Programa de Assistência Estudantil

Matriculados em cursos presenciais de nível médio e graduação de sete campi do IFMS podem se inscrever até 4 de outubro
por Paulo Gomes publicado: 23/09/2024 15h15 última modificação: 23/09/2024 15h15

Estão reabertas as inscrições para o Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A oferta é para os estudantes de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Nova Andradina e Ponta Porã.

Podem se inscrever os matriculados nos cursos presenciais do técnico integrado, técnico subsequente, Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e graduação.

Estudantes que tiveram o cadastro indeferido (negado) na seleção do primeiro semestre deste ano podem fazer nova inscrição para tentar receber os auxílios.

As inscrições devem ser feitas até 4 de outubro, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital de reabertura das inscrições (017.11/2024) e o edital com todas as regras do processo seletivo (017/2024).

As modalidades de auxílio ofertadas são:

  • Permanência: concessão de auxílio financeiro voltado para o custeio de necessidades acadêmicas e pessoais que favoreçam a permanência do estudante beneficiário na instituição;
  • Alimentação: objetiva custear despesas de estudantes com alimentação durante a realização do curso;
  • Transporte: repasse mensal para as despesas de transporte urbano ou rural entre a o campus e a residência do estudante beneficiário, desde que não tenha condições de acesso a transporte gratuito garantidas pelo poder público municipal, estadual ou federal;
  • Moradia estudantil: valor mensal para estudantes que comprovem ter mudado de município para estudar no IFMS, com o objetivo de custear parcialmente os gastos com aluguel, proporcionando melhores condições para a permanência estudantil;
  • Indígena e Quilombola: auxílio financeiro a estudantes beneficiários indígenas e quilombolas que moram em suas respectivas comunidades, em razão de especificidades relacionadas à organização social e à condição geográfica de suas respectivas comunidades, bem como aos aspectos históricos, culturais, sociais e econômicos que permeiam o processo de ensino e aprendizagem.

Os valores variam de R$ 80 a R$ 300 por mês, dependendo da modalidade do auxílio e do campus no qual o estudante está matriculado.

A divulgação da lista de inscritos e horários de atendimento presencial para a entrega da documentação solicitada no edital está prevista para 7 de outubro. O atendimento presencial ocorrerá entre os dias 8 e 18.

Os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 25 e 30 de outubro, respectivamente.

Seleção - A classificação será realizada após análise de documentação e terá como critério a renda per capita dos inscritos, com prioridade para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Os selecionados comporão um cadastro de reserva e poderão ser convocados para os auxílios ao longo do segundo semestre de 2024, de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Para receber o auxílio, é preciso ter frequência mínima de 75% nas atividades escolares e não ter sanções disciplinares. O benefício poderá ser suspenso caso sejam encontradas irregularidades na documentação ou na inscrição.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail .