Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Seleção oferta bolsas para estudantes-atletas do IFMS

Seleção oferta bolsas para estudantes-atletas do IFMS

Serão investidos R$ 180 mil para concessão de 100 bolsas neste ano. Professores de Educação Física devem submeter propostas
por Cleyton Lutz publicado: 10/04/2024 07h16 última modificação: 10/04/2024 07h16

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na Central de Seleção o edital que abre processo seletivo para propostas de desenvolvimento esportivo com pagamento de auxílio aos estudantes-atletas da instituição em 2024.

O valor total do fomento é de R$ 180 mil, que serão investidos na concessão de bolsas de extensão aos estudantes, por meio do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex)

Serão financiadas dez propostas, sendo permitida uma para cada um dos dez campi do Instituto Federal.

Por seis meses, 100 bolsistas serão contemplados da seguinte forma: 50 bolsas distribuídas igualmente entre as unidades e a outra metade conforme a proporção de estudantes matriculados no ensino técnico integrado em cada local. Confira a distribuição das bolsas por campus.

O valor total e o previsto para o pagamento das bolsas poderão ser reajustados de acordo com o quantitativo de propostas aprovadas e/ou a disponibilidade orçamentária da instituição.

Submissão – Pode ser feita até 29 de abril, no módulo “Processos” do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), pelo coordenador, que necessariamente deve ser professor de Educação Física do campus. Os demais requisitos para coordenadores constam no edital do processo seletivo.

A proposta deve envolver, no mínimo, um estudante bolsista, matriculado em curso de nível médio ou superior, sendo o número máximo de estudantes limitado pela quantidade de bolsas ofertadas em cada unidade.

Para participar, o estudante deve atender aos seguintes requisitos:

• ter disponibilidade de, no mínimo, quatro horas semanais para a realização das atividades previstas na proposta de desenvolvimento esportivo, sem prejuízo das atividades de ensino;
  • estar apto à prática de atividades físicas, mediante atestado médico apresentado ao coordenador; e
  • comprovar potencial na modalidade esportiva vinculada à proposta de desenvolvimento.

Os documentos necessários para submissão  'Proposta de desenvolvimento esportivo', 'Termo de compromisso do coordenador' e 'Termo de compromisso do estudante bolsista' (anexos I, II e III, respectivamente)  estão disponíveis na página do edital do processo seletivo, na Central de Seleção (menu Formulários e Anexos, no canto direito).

Ao elaborar a proposta, o professor precisa atentar-se à infraestrutura necessária para execução das atividades, que deverão contemplar as modalidades que integram os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS), que este ano serão sediados em Corumbá, sendo elas: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Análise  Será feita pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), considerando a compatibilidade da proposta com as exigências do edital, estruturação das atividades, capacidade de execução e histórico de atividades relacionadas ao tema.

A previsão é de que os resultados preliminar e final sejam divulgados nos dias 3 e 8 de maio, respectivamente.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail

Importante: em virtude da greve de servidores do IFMS, o cronograma do processo seletivo poderá ser alterado.

Esporte – A seleção busca garantir que os estudantes-atletas da instituição, independentemente de sua origem socioeconômica, tenham igualdade de oportunidades para conciliar os treinamentos e competições esportivas com os compromissos acadêmicos, criando um ambiente favorável para a permanência e o êxito acadêmico.

Também visa reconhecer e apoiar os estudantes que se destacam em suas modalidades esportivas, fornecendo incentivos financeiros que contribuam para preparação e participação em competições de alto nível, além de promover a visibilidade do IFMS por meio dos feitos esportivos dos estudantes-atletas, em competições regionais e nacionais, por meio da conciliação entre esporte e educação.

Auxílios para estudantes-atletas do IFMS

Campus Bolsas