Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Sisu abre inscrições com 320 vagas para o IFMS

Sisu abre inscrições com 320 vagas para o IFMS

Interessados devem se inscrever até o próximo dia 25. Oferta é nos municípios de Aquidauana, Campo Grande e Três Lagoas
por Laura Silveira publicado: 22/01/2024 09h01 última modificação: 22/01/2024 09h48

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre nesta segunda-feira, 22, o prazo de inscrições. No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), são oferecidas 320 vagas para cursos gratuitos de graduação, com ingresso no 2º semestre deste ano.

A oferta é em três municípios: Aquidauana (Engenharia Civil, Redes de Computadores e Sistemas para Internet), Campo Grande (Sistemas para Internet) e Três Lagoas (Engenharia de Controle e Automação, Automação Industrial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Computação).

As inscrições devem ser feitas na página do Sisu até quinta-feira, 25. Podem participar aqueles que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023, e obtiveram nota acima de zero na prova de redação.

Outro requisito é ter o certificado de conclusão do ensino médio ou concluir o ensino médio até 12 de julho.

Confira todas as regras no edital de abertura do processo seletivo, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Em caso de dúvidas sobre o edital, o interessado deve entrar em contato com o Instituto Federal pelo endereço eletrônico .

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas é para quem estudou todo o ensino médio em escola pública. Esses estudantes devem escolher concorrer como beneficiários de ações afirmativas (cotistas) quando se inscreverem.

Pela nova lei de cotas (Lei nº 14.723/2023), todos os candidatos, inclusive os cotistas, primeiro concorrem pela Ampla Concorrência (AC). Se não conseguirem a nota, os cotistas passam a concorrer às vagas reservadas para escola pública.

Das vagas para cotistas, metade é para estudantes com família cuja renda é de até um salário mínimo por pessoa. Dessas vagas, algumas são para quem se autodeclara preto, pardo, indígena ou quilombola, e a pessoas com deficiência (PCD).

A outra metade das vagas de cotas é para quem tem renda maior que um salário mínimo por pessoa ou renda não comprovada. Nesses casos, também há vagas para quem se autodeclara preto, pardo, indígena ou quilombola, e pessoa com deficiência (PCD).

Bônus Local - O IFMS possui ainda uma política de ação afirmativa local (bônus) que se aplica exclusivamente aos candidatos da Ampla Concorrência. Poderão ter acréscimo de 20% na nota geral do Enem aqueles que sejam residentes e domiciliados na área de abrangência do campus onde concorre à vaga.

O candidato deverá optar pela modalidade de cota local no momento da inscrição.

Cronograma - A primeira chamada será publicada no dia 30 de janeiro na página do Sisu, mesma data em que começa o prazo para os candidatos não selecionados manifestarem interesse em participar da lista de espera. O prazo segue até 7 de fevereiro.

No dia 31 de janeiro serão publicadas na Central de Seleção do IFMS a primeira chamada e a convocação para as bancas de heteroidentificação, etapa em que os candidatos pretos e pardos deverão confirmar a autodeclaração.

As bancas de heteroidentificação estão previstas para 1º de fevereiro, data em que terá início o prazo de matrículas para os convocados em primeira chamada.

O cronograma prevê ainda etapas como publicação da segunda chamada (19/02) e reconvocação dos candidatos (11/03). As aulas no IFMS terão início no dia 25 de julho.

Quadro de Vagas

Campus Curso Turno Número de Vagas