Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Última semana de inscrição para cursos de especialização

Pós-Graduação

Última semana de inscrição para cursos de especialização

São 240 vagas para cursos gratuitos e presenciais, ofertados em cinco municípios. Prazo de inscrição segue até o próximo dia 22
por Laura Silveira publicado: 15/01/2024 15h22 última modificação: 15/01/2024 15h22

Segue aberto até a próxima segunda-feira, 22, o prazo de inscrições para dois cursos de pós-graduação lato sensu, ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) de forma gratuita e presencial em cinco municípios, com ingresso ainda neste primeiro semestre.

As inscrições também são gratuitas e devem ser realizadas por meio da Página do Candidato.

No total, são 240 vagas para Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. São reservadas cotas de ações afirmativas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoas com deficiência (PCD).

A oferta está dividida em dois diferentes editais, ambos publicados na Central de Seleção:

Edital nº 097/2023 - Especialização em Ensino de Ciências e Matemática | Campo Grande 
São 40 vagas para portadores de diploma de Ensino Superior nas áreas de Ciências (Química, Física ou Biologia), Matemática e Pedagogia, observada a ordem de prioridade disposta no edital. 
O curso será realizado no prazo de 18 a 24 meses, e tem carga horária de 360 horas, acrescidas de 40 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), organizado em encontros presenciais no campus do IFMS na Capital, com possibilidade de oferta de algumas disciplinas à distância.
A seleção será realizada em duas etapas: análise dos documentos exigidos, de caráter eliminatório, para o enquadramento na categoria de público em que os candidatos se inscreveram, conforme exigido no edital; e sorteio eletrônico para classificação dos candidatos que tiverem sua inscrição deferida após a análise documental.

Edital nº 098/2023 - Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica | Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas 
São 200 vagas (40 para cada um dos cinco municípios) para portadores de diploma de Ensino Superior reconhecido pelo MEC, em qualquer área de formação , sendo metade destinadas ao público externo e a outra metade reservada a servidores permanentes do IFMS ou em exercício provisório na instituição.
O curso será desenvolvido no prazo de 12 a 18 meses, com carga horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas de TCC, ofertado na modalidade presencial no campus do IFMS, com possibilidade de oferta de algumas disciplinas a distância.
A seleção será feita mediante sorteio eletrônico.

Cronograma - A publicação do resultado final e primeira chamada será feita até 15 de fevereiro, com prazo de matrícula para os convocados entre os dias 16 e 20.

A previsão é que as aulas comecem a partir do dia 23 do mesmo mês.

O cronograma completo consta nos respectivos editais das seleções.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com o IFMS por meio do endereço eletrônico .

Saiba mais sobre os cursos de pós-graduação do IFMS!

Especialização técnica - Por meio de outro edital publicado na Central de Seleção do IFMS, o IFMS também está com processo seletivo aberto para ingresso na primeira especialização profissional técnica a ser ofertada pela instituição.

O curso formará especialistas técnicos em Energia Solar Fotovoltaica e será oferecido pelo Campus Três Lagoas a partir deste semestre. São ofertadas 80 vagas.

Podem se inscrever no processo seletivo concluintes de cursos técnicos de nível médio em Eletrotécnica, Automação Industrial ou Eletrônica. As inscrições são pela Página do Candidato e seguem abertas até quinta-feira, 18.

O curso será oferecido presencialmente no período vespertino, com possibilidade de aulas aos sábados para a realização de trabalho didático em painéis solares. Com carga horária de 300 horas, a especialização profissional técnica tem duração de, no máximo, seis meses.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página da Especialização Técnica em Energia Solar Fotovoltaica.