Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Última semana de inscrições para concessão de auxílios

Assistência Estudantil

Última semana de inscrições para concessão de auxílios

Modalidades são auxílios Permanência, Alimentação, Transporte, Moradia Estudantil e Indígena e Quilombola. Prazo se encerra dia 28
por Osvaldo Sato publicado: 20/03/2024 15h51 última modificação: 20/03/2024 15h51

O prazo de inscrições na seleção para formação de cadastro reserva voltado à concessão de auxílios do Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) se encerra no próximo dia 28.

Podem participar estudantes dos cursos presenciais técnicos integrados, técnicos subsequentes, do Proeja e da graduação. Todas as regras estão dispostas no Edital nº 017/2024, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato, sendo necessário preencher o formulário de inscrição; preencher ou atualizar o Questionário Socioeconômico; realizar o upload da documentação descrita no edital; e escolher o dia e o horário para atendimento presencial, voltado à avaliação da documentação.

No ato da inscrição, é necessário escolher os auxílios aos quais irá concorrer (é possível optar por todas as modalidades de auxílios ofertadas pelo campus no qual está matriculado, desde que o aluno se enquadre nos requisitos solicitados e atente-se aos critérios de análise que serão utilizados durante a avaliação do processo seletivo). 

Entre os requisitos, o discente deve:

  • estar matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, três unidades curriculares presenciais;
  • não estar cursando apenas estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou atividade complementar;
  • não apresentar, no seu histórico escolar, mais do que duas Reprovações por Falta (RF) em unidades curriculares no semestre anterior; e
  • comprovar renda familiar per capita não excedente a um salário mínimo e meio vigente; para fins de cálculo, consultar o edital.

Auxílios - São referentes ao ano de 2024. As modalidades ofertadas são:

  • Permanência: auxílio financeiro para custeio de necessidades acadêmicas e pessoais que favoreçam a permanência do estudante beneficiário na instituição;
  • Alimentação: objetiva custear despesas de discentes com alimentação durante a realização do curso;
  • Transporte: repasse mensal para as despesas de transporte urbano ou rural entre a o campus e a residência do estudante beneficiário;
  • Moradia estudantil: auxílio para estudantes que mudaram de município para estudar no IFMS, com o objetivo de custear parcialmente os gastos com aluguel;
  • Indígena e quilombola: auxílio para estudantes beneficiários indígenas e quilombolas que moram em suas respectivas comunidades.

Os valores variam de R$80 a R$300 por mês, dependendo da modalidade do auxílio e do campus no qual o estudante está matriculado.

Cronograma - Após o fim do prazo de inscrições, as próximas etapas da seleção incluem a divulgação, no dia 1º de abril, da lista de inscritos com data e horário dos atendimentos presenciais para verificação da documentação, etapa que segue até o dia 12 do mesmo mês. 

Os resultados preliminar e final serão divulgados em 3 e 8 de maio, respectivamente.

Os estudantes classificados comporão o cadastro reserva e poderão ser convocados para o preenchimento de vagas de auxílios que surgirem durante o período de vigência do edital, no mês de dezembro.