Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Aberta seleção para estágio interno no segundo semestre

Estudante

Aberta seleção para estágio interno no segundo semestre

Matriculados nos cursos técnicos e graduação dos dez campi podem se inscrever até 5 de setembro. IFMS convocará de acordo com a necessidade
por Osvaldo Sato publicado: 19/08/2025 11h19 última modificação: 19/08/2025 11h19

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas na seleção de estudantes para a realização de estágio interno presencial nos dez campi da instituição. Podem se inscrever matriculados em cursos técnicos e graduação.

O estágio visa desenvolver competências e habilidades nos estudantes, preparando-os para a inserção no mundo de trabalho. Todas as atividades realizadas serão supervisionadas, não gerando vínculo empregatício, mas podendo ser aproveitadas como estágio obrigatório, conforme previsto nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC).

Os estudantes interessados devem estar matriculados a partir do semestre previsto no PPC para início do estágio obrigatório; ter idade mínima de 16 anos; e disponibilidade para 30 horas semanais de estágio (no máximo, 6 horas diárias).

O edital é para formação de cadastro de reserva. Os selecionados serão convocados de acordo com as necessidades do IFMS, obedecendo à ordem de classificação no processo seletivo.

Edital nº 64/2025, com a regras do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - Devem ser feitas na Página do Candidato até 5 de setembro.

Há vagas nos dez campi do IFMS, porém estudantes de dois campi podem se inscrever para fazer estágio em espaços específicos, sendo eles:

  • Campo Grande: TecnoIF - Incubadora Mista e Social de Empresas;
  • Dourados: TecnoIF; IFMaker, MarkLab (Laboratório de Inovação e Empreendedorismo em Marketing Digital), e Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).

Seleção - Será feita pelo Coeficiente de Rendimento dos estudantes inscritos. Aqueles que estão próximos da formatura terão prioridade na classificação e convocação, conforme estabelecido no edital.

Serão considerados 'na iminência de se formar' aqueles que já concluíram 100% da carga horária do curso ou que têm previsão de concluí-lo até o final do segundo semestre letivo de 2025.

A prioridade será concedida, inicialmente, aos que já integralizaram toda a carga horária do curso. Em seguida, serão priorizados os estudantes que até 31 de março de 2025 completaram 100% da carga horária. Na sequência, serão classificados os que apresentarem pelo menos 75% da carga horária integralizada.

Se houver empate entre os candidatos, a classificação será definida com base no Coeficiente de Rendimento. A nota será calculada considerando todas as unidades curriculares cursadas até o fim do primeiro semestre de 2025. Em caso de novo empate, a prioridade será dada aos estudantes de idade mais avançada.

Há vagas reservadas para estudantes com deficiência e para aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos.

Estágio - Será realizado mediante um Termo de Compromisso de Estágio Interno firmado entre o estudante e o IFMS. A carga horária será definida conforme as necessidades do setor e a formação do estudante.

O estagiário desenvolverá atividades conforme o horário de funcionamento da unidade, respeitando a carga horária escolar. As atribuições do estagiário em cada curso e/ou setor também constam como anexo no edital.

Como parte do Projeto Pedagógico do Curso, o estágio é requisito obrigatório para a obtenção do diploma, com carga horária determinada. O acompanhamento será feito durante toda a duração do estágio, limitado a seis meses. Relatórios de frequência e de atividades serão exigidos durante e ao final do estágio.

O estágio poderá ser cancelado ou rescindido em situações como o término do período, interesse do IFMS, solicitação do estagiário, descumprimento de compromissos, não entrega de relatórios ou conduta inadequada. 

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas para a Diretoria de Relações Institucionais, pelo e-mail  ou para as Coordenações de Extensão e Relações Institucionais (Coeri) dos campi.