Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Abertas inscrições em Seminário de Iniciação Científica

Semict 2025

Abertas inscrições em Seminário de Iniciação Científica

Previsto para novembro, em Nova Andradina, evento abre espaço para que estudantes de nível superior do IFMS apresentem pesquisas
por Osvaldo Sato publicado: 01/09/2025 07h26 última modificação: 01/09/2025 07h26

O Campus Nova Andradina sediará pela segunda vez o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento será realizado nos dias 13 e 14 de novembro.

O Semict é um espaço para divulgação de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de cursos superiores do IFMS, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec), e por outros estudantes de nível superior da instituição que realizam pesquisas.

A programação do Semict 2025 prevê, além da exposição de trabalhos científicos de estudantes dos dez campi da instituição, palestras, espaços temáticos e encontros de grupos de pesquisa do IFMS.

Inscrições - Deverão participar, obrigatoriamente, do Semict 2025, estudantes bolsistas de nível superior envolvidos nos projetos de pesquisa selecionados pelos editais de pesquisa e inovação e que tenham participado nas modalidades Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS:

  • 32/2024 (Meninas e Mulheres na Ciência);
  • 33/2024 (Iniciação Científica e Tecnológica);
  • 51/2024 (IFMaker Educador);
  • 58/2024 (Pesquisa aplicada); e
  • 59/2024 (IFMaker Empreendedor).

Estudantes voluntários e de outros editais de nível superior do IFMS, envolvidos em projetos de pesquisa, também poderão participar do evento. Bem como estudantes egressos dos cursos de graduação que se formaram em 2025.

✒️ As inscrições devem ser feitas no Sistema Único de Administração Pública (Suap) até 8 de setembro.

⚠️Antes, é preciso ler com atenção o Edital nº 67/2025, que traz as regras de participação no Semict 2025.

Os estudantes deverão apresentar os resultados das pesquisas por meio de resumo expandido. Projetos que tenham mais de um plano de trabalho deverão apresentar resumos distintos para cada plano.

A avaliação dos trabalhos será baseada na apresentação do banner e no conteúdo do resumo expandido. Os critérios incluem: relevância social, cultural e/ou política; relevância científica e tecnológica; qualidade, criatividade e uso adequado do tempo; e domínio do conteúdo.

A equipe de avaliadores poderá ser formada por servidores do IFMS e avaliadores externos convidados com base na experiência científica e profissional, conforme previsto no edital.

Todos os participantes, incluindo avaliadores, receberão certificados.

Para mais informações, o contato com a Comissão Organizadora do Semict 2025 pode ser feito pelo e-mail ou por meio do representante de cada campus.

Semict - Organizado anualmente desde 2013 pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), o evento proporciona o intercâmbio entre estudantes participantes da iniciação científica e seus orientadores, além de avaliar e acompanhar os programas desenvolvidos no IFMS.

O Campus Nova Andradina foi primeiro a sediar o Seminário de Iniciação Científica. Nos anos seguintes, o evento foi realizado em Coxim, Ponta Porã e Campo Grande, com edições virtuais durante a pandemia (2020 e 2021).

🔗 Saiba mais sobre o evento na página do Semict.