Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Estudantes podem avaliar atuação dos professores

1º semestre

Estudantes podem avaliar atuação dos professores

Questionário deverá ser preenchido no Sistema Acadêmico até 6 de junho. Participação dos estudantes é fundamental para melhorias no ensino
por Laura Silveira publicado: 26/05/2025 08h09 última modificação: 26/05/2025 08h09

A partir desta segunda-feira, 26, estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem avaliar a atuação dos professores relativa ao 1º semestre letivo.

A Avaliação do Docente pelo Discente (ADD) tem como finalidade obter dados e indicadores sobre o desempenho didático dos professores no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem das unidades curriculares em seus diferentes ambientes, conforme consta no Regulamento.

Podem participar os estudantes matriculados nos cursos:

  • técnicos integrados e subsequentes;
  • graduação;
  • Centro de Idiomas; e
  • algumas turmas da pós-graduação e do subsequente a distância.

A diretora executiva de Ensino, Juliana Miguel, reforça a importância da ADD enquanto diagnóstico institucional estratégico e mecanismo de aprimoramento contínuo no IFMS. A gestora destaca que é a ferramenta adequada para os estudantes apontarem o que está dando certo, e sugerirem melhorias nas metodologias de ensino. 

"Em poucos minutos, o estudante pode contribuir decisivamente para a melhoria do ensino no IFMS. A avaliação é rápida, fácil e totalmente anônima", aponta a diretora executiva de Ensino do IFMS, Juliana Miguel.

"Em poucos minutos, o estudante pode contribuir decisivamente para a melhoria do ensino na nossa instituição. A avaliação é rápida, fácil e totalmente anônima, e fornece informações essenciais que influenciam desde a atualização dos projetos pedagógicos até as políticas institucionais de capacitação docente", ressalta.

Juliana enfatiza que a participação dos estudantes, embora não obrigatória, é fundamental.

"É imprescindível que os estudantes reconheçam e exerçam seu papel ativo na construção de uma educação de qualidade, uma vez que sua voz não apenas reflete a realidade vivenciada em sala de aula, mas também poderá moldar o futuro acadêmico da instituição", finaliza a diretora.

ADD - Conforme previsto no calendário acadêmico, o prazo de participação seguirá aberto até 6 de junho.

Para participar, o estudante matriculado não poderá apresentar mais do que 25% de falta na unidade curricular cujo docente será avaliado. Cada nível ou modalidade de ensino tem um formulário próprio para a ADD, em conformidade com as especificidades dos diferentes públicos

O questionário on-line está disponível para acesso no Sistema Acadêmico, na aba 'Avaliação Docente'.

As perguntas têm relação com atividades como planejamento, metodologias de ensino e avaliação, relações humanas, entre outras. Cada item do questionário é avaliado pelo estudante por meio de opções predefinidas, de acordo com a escala Likert, como 'nunca', 'raramente' e 'frequentemente'. 

Assim, cada professor terá uma pontuação média referente à avaliação de cada turma de um determinado nível de ensino, de cada item do(s) questionário(s) avaliado(s) e uma média global, que é a considerada para fins de avaliação de desempenho do docente. A fórmula aplicada para a nota consta no Regulamento da ADD.

As pontuações de cada item, associadas às observações dos estudantes no campo 'observações sobre o professor', deverão ser consideradas para o planejamento de ações voltadas ao aprimoramento da prática docente.

Dúvidas sobre o assunto devem ser enviadas para a Pró-Reitoria de Ensino pelo e-mail .