Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Estudantes recebem 13 mil chips para acesso à internet

Inclusão Digital

Estudantes recebem 13 mil chips para acesso à internet

Ação beneficiará matriculados nos dez campi e tem apoio do deputado federal Vander Loubet, que destinou R$ 1,7 milhão para sua viabilização
por Osvaldo Sato publicado: 18/08/2025 15h47 última modificação: 18/08/2025 15h58
  • Entrega simbólica dos chips aos estudantes foi realizada na sexta-feira, 15 - Foto: Alessandro Riquelme

  • Entrega simbólica dos chips aos estudantes foi realizada na sexta-feira, 15 - Foto: Alessandro Riquelme

  • Entrega simbólica dos chips aos estudantes foi realizada na sexta-feira, 15 - Foto: Alessandro Riquelme

  • Entrega simbólica dos chips aos estudantes foi realizada na sexta-feira, 15 - Foto: Alessandro Riquelme

  • Entrega simbólica dos chips aos estudantes foi realizada na sexta-feira, 15 - Foto: Alessandro Riquelme

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou na sexta-feira, 15, no Campus Campo Grande, a entrega simbólica de chips de celular com pacote de dados móveis que serão distribuídos aos estudantes dos dez campi. A iniciativa visa superar as barreiras financeiras que limitam o acesso à internet, garantindo que todos tenham condições necessárias para o pleno desenvolvimento acadêmico.

“A internet se tornou um serviço essencial, e esse projeto tem tudo para se tornar um modelo a ser adotado pelos demais Institutos Federais do país”, destacou o deputado federal, Vander Loubet.

O evento contou com a presença da reitora Elaine Cassiano e do deputado federal Vander Loubet, que destinou, por meio de emenda parlamentar, R$1,7 milhão para a aquisição de 15 mil chips, dos quais 13 mil são para o IFMS.

“A internet se tornou um serviço essencial, não é luxo – ou pelo menos não deveria ser – principalmente para os estudantes. Por isso, quando fui procurado pela reitora Elaine e sua equipe de pró-reitores, entendemos que era importantíssimo viabilizar os recursos necessários para a entrega dos chips, até porque já tem anos que temos apoiado as atividades do IFMS. E esse projeto tem tudo para se tornar um modelo a ser adotado pelos demais Institutos Federais do país”, destacou Vander.

A reitora do IFMS exaltou a importância de iniciativas que promovam a inclusão digital nas instituições de ensino.

“Essa ação reforça nossa defesa por uma escola pública verdadeiramente inclusiva, onde ninguém fica para trás por falta de acesso à internet”, afirmou a reitora Elaine Cassiano.

“É um passo concreto para remover barreiras históricas que excluem jovens do direito pleno à educação. Essa ação, que alcança todos os campi do IFMS, reforça nossa defesa por uma escola pública verdadeiramente inclusiva, onde ninguém fica para trás por falta de acesso à internet”, afirmou.

Durante a cerimônia, Elaine também ressaltou a importância das parcerias para a realização do projeto-piloto.

“Iniciativas como essa exigem articulação e apoio. A atuação do deputado Vander Loubet foi decisiva para que esse projeto saísse do papel. Seu compromisso com a educação pública demonstra que a boa política é aquela que transforma realidades e fortalece instituições. É assim, com parcerias sólidas e políticas responsáveis, que avançamos”.

“Muitos estudantes enfrentam dificuldades para acessar a rede de forma estável e contínua, por isso priorizaremos estudantes em condições de maior necessidade”, explicou a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes.

A pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes, explicou que o projeto nasceu de uma análise das dificuldades enfrentadas pelos estudantes.

“Esse projeto nasceu da constatação de que muitos estudantes enfrentam dificuldades para acessar a rede de forma estável e contínua. Essa limitação prejudica a participação nas aulas, a realização de atividades acadêmicas e a interação com professores e colegas. Dessa forma, estruturamos essa ação, priorizando estudantes em condições de maior necessidade”.

Inclusão Digital - A entrega dos chips foi recebida com entusiasmo pelos estudantes do Campus Campo Grande.

Fabricio, matriculado no curso técnico em Informática, enfatizou a importância da internet como ferramenta de estudo.

“A internet a gente pode usar a favor da gente”, disse. Ele também lembrou que nem todos os colegas têm acesso à rede, o que dificulta o estudo, principalmente para os cursos a distância.

Para Rebeca, também estudante do técnico em Informática, a internet é uma grande facilitadora.

“Ajuda muito, facilita muito, com ela consigo aprender mais, explorar os temas que tenho dúvidas, quando chego em casa posso estudar mais, então facilita demais”, contou.

Para ter acesso a ligações ilimitadas, envio de mensagens e navegação na internet, os estudantes deverão cumprir missões, dentre as quais assistir vídeos e acessar conteúdos do Ministério da Educação (MEC). O serviço tem contrato anual.