Integração Internacional
IFMS fortalece cooperação acadêmica na Argentina
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) firmou nesta quinta-feira, 9, um Protocolo de Intenções com o Ministério de Educação da Província de Jujuy, na Argentina, durante missão institucional realizada no contexto do VII Foro do Corredor Bioceânico de Capricórnio.
“A assinatura deste protocolo é um passo decisivo para inserir o IFMS em redes internacionais de colaboração e fortalecer sua atuação no contexto do Corredor Bioceânico”, destaca o pró-reitor de Extensão do IFMS, Anderson Martins Corrêa.
O documento estabelece um marco formal para o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura, ampliando as possibilidades de intercâmbio acadêmico com instituições sul-americanas e fortalecendo a estratégia de internacionalização do IFMS.
“A assinatura deste protocolo abre um leque de oportunidades para estudantes, docentes e técnicos, com possibilidades reais de mobilidade, projetos conjuntos e intercâmbio de experiências. É um passo decisivo para inserir o IFMS em redes internacionais de colaboração e fortalecer sua atuação no contexto do Corredor Bioceânico”, destaca o pró-reitor de Extensão do IFMS, Anderson Martins Corrêa.
Entre as ações previstas estão pesquisas interinstitucionais, intercâmbio de docentes, estudantes e técnicos, aulas espelho e atividades virtuais conjuntas, promoção de eventos científicos e culturais, além da criação de cursos e programas compartilhados em diferentes níveis de formação. Os detalhes serão definidos em planos de trabalho e termos aditivos, que estabelecerão metas, prazos, responsabilidades e recursos necessários.
O convênio terá vigência de cinco anos e no IFMS será coordenado pela Assessoria de Internacionalização (Asint). Não há transferência imediata de recursos; cada instituição buscará financiamento junto a agências de fomento para viabilizar as iniciativas. A parceria consolida a presença do Instituto Federal em redes acadêmicas internacionais.
Reunião de Trabalho - A agenda incluiu ainda encontro com dirigentes da área educacional de Jujuy, entre eles Maria Eugenia Torramorel (Educação Técnica), Marcela Carolina Calvo (Educação Superior), Luis Bono (Agência de Ciência e Técnica) e Marta Amarilla (Junta Provincial de Qualificações).
A delegação do IFMS apresentou o perfil institucional e as áreas de atuação dos dez campi, destacando modalidades de ensino e eixos tecnológicos. Os representantes argentinos ressaltaram características locais, como a ausência de cursos de graduação nas escolas técnicas, o foco na formação técnica e docente e a falta de financiamento próprio para pesquisa.
Foram debatidas formas de cooperação imediata, como o uso da educação a distância para ampliar a formação inicial, sobretudo na área de tecnologia, e modelos híbridos para implementação de ações conjuntas. As demandas apresentadas por Jujuy incluem a formação de professores em Informática, Administração e Logística.
“Queremos construir um plano de ação concreto, com projetos interinstitucionais que articulem ensino, pesquisa e extensão de forma transversal”, planeja a assessora de Relações Internacionais do IFMS, Tania Sasaki.
A assessora de Relações Internacionais do IFMS, Tania Sasaki, ressalta a importância de alinhar propostas às necessidades locais, citando experiências recentes de cooperação com docentes moçambicanos.
“Queremos construir um plano de ação concreto, com projetos interinstitucionais que articulem ensino, pesquisa e extensão de forma transversal”, planeja.
Diretores-gerais dos campi também participaram da reunião, contribuindo com sugestões de projetos integrados. Foi ressaltada a relevância de políticas de cooperação Sul–Sul para fortalecer o eixo Brasil-Argentina e avançar em programas de dupla diplomação e qualificação docente.
Visitas Técnicas - A comitiva visitou a Escola Técnica Provincial General Aristóbulo Vargas Belmonte, instituição pública com cerca de 750 estudantes e formação técnica em Informática com duração de seis anos. A escola combina ensino básico com aulas técnicas no contraturno, incluindo atividades práticas.
“É fundamental compreender os diferentes contextos educacionais ao longo do Corredor Bioceânico, para que as futuras parcerias sejam realistas e integradoras”, avalia o diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro de Lima Jr..
Durante a visita, estudantes apresentaram um carro alegórico inspirado no carnaval brasileiro, desenvolvido integralmente como parte da formação profissionalizante - da concepção estética à montagem dos sistemas mecânicos. A ideia foi mostrar como se aliam formação prática e teoria.
Para o diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro de Lima Jr., a experiência foi enriquecedora. “É fundamental compreender os diferentes contextos educacionais ao longo do Corredor Bioceânico, para que as futuras parcerias sejam realistas e integradoras”, avalia.
A delegação também esteve no Instituto de Educación Superior nº 11, voltado exclusivamente à formação técnica de nível superior. A instituição possui 2,5 mil estudantes e 200 docentes.
“Há grande potencial para desenvolver projetos conjuntos, compartilhar conhecimento e criar oportunidades reais de internacionalização para nossos estudantes e servidores”, afirmou a reitora do IFMS Elaine Cassiano, em chamada de vídeo.
Durante a visita, a delegação participou de uma chamada de vídeo com a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, que ressaltou o potencial de articulação entre universidades e institutos ao longo do Corredor Bioceânico.
“Há grande potencial para desenvolver projetos conjuntos, compartilhar conhecimento e criar oportunidades reais de internacionalização para nossos estudantes e servidores”, afirmou a reitora durante a chamada.
Participação no VII Foro - Desde essa quarta-feira, 8, a delegação do IFMS tem participado de painéis técnicos, rodadas de cooperação e reuniões com universidades argentinas, além de visitas a instituições de educação técnica e tecnológica. A agenda incluiu encontros com a ministra da Educação de Jujuy, Miriam Serrano, dirigentes da Universidade Católica de Santiago del Estero (UCSE) e da Universidade Nacional de Jujuy.
Antes da abertura oficial do evento, ocasião em que foi lançado o Plano Diretor Regional de Integração e Desenvolvimento, representantes do IFMS participaram do Pré-Foro Acadêmico, promovido pela UniRila (Associação de Universidades da Rota de Integração Latino-Americana), com apresentações de pesquisas e projetos relacionados ao Corredor Bioceânico.
O IFMS integrou também os seguintes grupos de trabalho temáticos:
- Obras Públicas, Logística e Transporte
- Comércio e Procedimentos de Fronteira
- Academia e Educação
- Saúde e Sustentabilidade
- Turismo e Cultura
Integração Regional - A participação no VII Foro integra a Missão Internacional Brasil-Argentina para Fortalecimento da Cooperação Acadêmica, Técnica e Cultural, a fim de ampliar intercâmbios, identificar oportunidades de projetos conjuntos e consolidar mecanismos permanentes de colaboração entre instituições dos dois países.
O Corredor Bioceânico de Capricórnio conecta o Centro-Oeste brasileiro ao norte do Chile, passando por Paraguai e Argentina, unindo os oceanos Atlântico (Porto de Santos) e Pacífico (portos chilenos). Com cerca de 2.500 quilômetros, envolve quatro países e oito territórios subnacionais, com o objetivo de reduzir custos logísticos, aumentar a competitividade comercial e atrair investimentos para regiões historicamente afastadas dos grandes fluxos econômicos.
Realizado desde 2022, o Foro consolidou-se como principal espaço de articulação política, técnica e acadêmica entre os territórios participantes. Em fevereiro deste ano, Campo Grande sediou o evento pela segunda vez, reafirmando o protagonismo de Mato Grosso do Sul na construção desse corredor de desenvolvimento sustentável.