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Inclusão e Diversidade

Iniciada execução de projetos com temas étnico-raciais

Edital inédito do IFMS destina recursos para despesas de custeio e pagamento de bolsas a estudantes. Conheça os projetos aprovados
por Paulo Gomes publicado: 15/05/2025 17h30 última modificação: 15/05/2025 17h39

O total de 14 projetos foi aprovado no edital inédito do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que visa valorizar a diversidade étnico-racial e ampliar a participação de negros e indígenas em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Serão concedidas 15 bolsas a estudantes de níveis médio e superior e destinados R$ 14 mil em apoio financeiro, o que totaliza R$ 65,4 mil em fomento institucional.

Cada projeto receberá R$ 1 mil para despesas de custeio. Os valores das bolsa são de R$ 300 para estudantes de nível médio e de R$ 700 para os da graduação, com vigência de nove meses.

As proposta aprovadas se enquadram em duas linhas:

  • ações que abordem temáticas étnico-raciais, diversidade cultural e identidade social; ou
  • com qualquer temática, desde que haja participação de docentes e estudantes negros e/ou indígenas.

Projetos - Uma das propostas aprovadas intitula-se 'Culinária Terena: cultura, resistência e sabores milenares', e é coordenada pelo professor do Campus Coxim, Mario Ney Rodrigues Salvador, que é da etnia terena.

“O projeto pretende catalogar ‘pratos típicos’ da culinária terena, e elaborar uma cartilha em formato de e-book, contribuindo com a preservação e transmissão dos saberes ancestrais às futuras gerações”, explica Mário Salvador, docente do Campus Coxim.

“O objetivo do projeto é realizar o levantamento, registro e catalogação dos chamados ‘pratos típicos’ da culinária terena, na Terra Indígena Lalima, no município de Miranda, e elaborar uma cartilha em formato de e-book, contribuindo com a manutenção, preservação e transmissão dos saberes ancestrais para as futuras gerações”, explica.

O docente reforça que a iniciativa é somada a outras formas de registro cultural já utilizadas pelos povos originários.

“O conhecimento indígena sempre foi passado de geração em geração pela oralidade e prática. Hoje, outras ferramentas como audiovisual, registros escritos e desenhos também estão sendo usados para eternizar esse saber, e nossa proposta busca contribuir com esse movimento por meio de um projeto de pesquisa”, completa.

No Campus Corumbá, um dos projetos aprovados é 'Samba-enredo: histórias marginais da história', que busca destacar figuras negras e indígenas ausentes nos livros didáticos. A coordenação é da professora Cláudia Rosane Ribeiro Alves.

“Nosso objetivo é valorizar pessoas negras e indígenas que lutaram por sua liberdade e cultura. Muitas não aparecem no material didático, mas suas histórias são cantadas nos sambas-enredos”, explica Cláudia Alves, docente de Corumbá.

“Nosso objetivo é falar sobre as questões étnico-raciais e na valorização de pessoas negras e indígenas que lutaram por sua liberdade e cultura. Muitos desses nomes não aparecem no material didático, mas suas histórias são cantadas nos sambas-enredos das escolas de samba”, explica.

Para a docente, manifestações culturais recontam a história brasileira.

“Essas letras homenageiam figuras importantes e mostram uma parte da história que não está na narrativa oficial. Os sambas-enredos exaltam contribuições de negros e indígenas que, muitas vezes, não são enxergadas, ajudando a desconstruir noções preconceituosas e racistas”, finaliza.

As propostas aprovadas deverão ser executadas até dezembro deste ano.

Para obter mais informações ou tirar dúvidas sobre o edital, o contato deve ser feito com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação pelo e-mail .

A lista de projetos aprovados pode ser consultada na Central de Seleção do IFMS.

Conheça todos os projetos aprovados no Edital nº 015/2025:

Nome do ProjetoCoordenador(a)BolsasCampus
Análise do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática do IFMS Campus Corumbá (2019) e o Cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 Alfranio Pedroso Soares 1 Corumbá
A Moda Periférica Brasileira: Estilo, Resistência e Representatividade no Contexto Sociocultural Contemporâneo Nair Rodrigues de Souza Oliveira 1 Três Lagoas
Uso do gás ozônio em sementes de feijão-caupi: qualidade fisiológica, potencial de armazenamento e desempenho no campo Gutierres Nelson Silva 1 Nova Andradina
Negritude em Debate 2025 - Furnas do Dionísio Fabio Luiz Faria da Silva 1 Campo Grande
Maracatu: Ritmos e Saberes - Oficina de Maracatu no IFMS Jardim Vinicius Bozzano Nunes 1 Jardim
Entre o Silenciamento e a Resistência: Feminismo Negro, Empoderamento Acadêmico e a Imagem da Mulher Negra no Cinema Guilherme Costa Garcia Tommaselli 1 Três Lagoas
Culinária Terena: cultura, resistência e sabores milenares Mario Ney Rodrigues Salvador 1 Coxim
DAMAS LITERÁRIAS POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ANTIPATRIARCAL Andreia Dias de Souza 1 Campo Grande
Pantamaker: Formação em Cloud Computing Luiz Felipe dos Santos Freitas 1 Corumbá
Física Ilustrada Danilo Ribeiro de Sa Teles 1 Dourados
Representação e representatividade da cultura afro-brasileira e indígena por meio do desenvolvimento de história em quadrinho baseada em Maculelê Yuri Karan Benevides Tomas 2 Dourados
Geleificantes alternativos para cultivo in vitro de mandioca Nancy Farfan Carrasco 1 Nova Andradina
Samba-enredo: histórias marginais da história Claudia Rosane Ribeiro Alves 1 Corumbá
Estudo estatístico e hidroquímico da qualidade da água do aquífero Guarani em Jardim – MS Hedmun Matias da Cruz 1 Jardim