Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Selecionadas experiências exitosas e boas práticas da Rede Federal

Reditec 2025

Selecionadas experiências exitosas e boas práticas da Rede Federal

Resultado de seleção traz lista de iniciativas de Institutos Federais que serão apresentadas no mês que vem em evento sediado pelo IFMS, em Bonito
por Laura Silveira publicado: 12/08/2025 17h14 última modificação: 12/08/2025 17h14

Sistematizar e difundir iniciativas coordenadas por servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e que alcançaram êxito, sendo passíveis de adaptação e replicação em diferentes realidades institucionais.

Esse é o objetivo da Mostra de Experiências Exitosas que integra a programação da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será sediada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) de 2 a 5 de setembro, no Centro de Convenções de Bonito (MS). A expectativa é de receber cerca de 1,2 mil participantes.

"A Mostra de Experiências da Reditec 2025 é um espaço estratégico para dar visibilidade ao que a Rede Federal tem de melhor: projetos educacionais que integram arte, cultura, ciência e tecnologia, promovem inclusão e geram impacto real nas comunidades por meio da Educação", explica Juliana Miguel, da comissão organizadora.

Com o intuito de capturar a essência de uma educação que, embora enraizada nas comunidades locais, transcende fronteiras e horizontes, esta 49ª edição do evento tem como tema 'A Rede Federal é maior do que o mundo', inspirado na obra do poeta Manoel de Barros.

O resultado final da seleção dos relatos de experiências foi divulgado nesta terça-feira, 12, e reúne os 18 mais bem classificados em seis eixos temáticos, respeitando critérios como representatividade das regiões do Brasil. O documento também traz o cronograma previsto da Mostra.

"A Mostra de Experiências da Reditec 2025 é um espaço estratégico para dar visibilidade ao que a Rede Federal tem de melhor: projetos educacionais que integram arte, cultura, ciência e tecnologia, promovem inclusão e geram impacto real nas comunidades por meio da Educação", explica a servidora do IFMS Juliana Miguel, que faz parte da Comissão de Organização e Planejamento da Reditec.

Os 18 relatos de experiências exitosas selecionados são desenvolvidos em 14 Institutos Federais:

  • Alagoas (IFAL)
  • Brasília (IFB)
  • Ceará (IFCE)
  • Espiríto Santo (Ifes)
  • Goiano (IF Goiano)
  • Maranhão (IFMA)
  • Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Paraíba (IFPB)
  • Piauí (IFPI)
  • Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Rondônia (IFRO)
  • Roraima (IFRR)
  • Santa Catarina (IFSC)
  • Sul de Minas (IFSULDEMINAS)

Separadas por eixos, as apresentações serão realizadas nos dias 3 e 4 de setembro, das 17h30 às 19h, no Auditório Guaicurus do Centro de Convenções de Bonito.

"Selecionamos relatos que não apenas ilustram boas práticas, mas que podem inspirar outras formas de pensar a educação profissional, sempre com os pés fincados no território e os olhos no futuro, o que tem tudo a ver com a essência do tema desta Reditec: mostrar que, a partir de nossos ‘quintais’, somos capazes de construir soluções que atravessam fronteiras", ressalta Juliana.

Tendas de Boas Práticas - As Tendas Temáticas previstas inicialmente na programação da Reditec 2025, que seriam voltadas a bate-papos informais sobre temas transversais à Rede Federal, foram substituídas pelas Tendas de Boas Práticas. A alteração foi definida pela organização em virtude do número expressivo de trabalhos inscritos na mostra de experiências exitosas. 

A seleção registrou, no total, 181 relatos de servidores da Rede Federal que participaram de projetos, programas ou ações ligados às temáticas dos eixos transversais propostos. Desses, foram validados 163, desenvolvidos em 20 diferentes instituições.

A medida busca atender à demanda dos participantes para que mais iniciativas pudessem ser apresentadas, ampliando o espaço de socialização das experiências.

"Essa mudança valoriza o esforço e a qualidade das iniciativas inscritas e garante que mais boas práticas e soluções desenvolvidas na Rede Federal encontrem espaço para serem conhecidas, discutidas e inspirem novas ações", explica o presidente da comissão de organização, Vinícius Villas Boas.

"Ao substituirmos as Tendas Temáticas pelas Tendas de Boas Práticas, conseguimos abrir espaço para que 30 trabalhos que não haviam sido selecionados para a mostra possam também ser compartilhados. Assim, passaremos de 18 para 48 experiências socializadas, ampliando o alcance e a troca de ideias entre os participantes", explica o presidente da comissão de organização da Reditec 2025, Vinícius Villas Boas.

A quantidade de tendas de cada eixo temático foi definida de forma proporcional ao número de trabalhos inscritos, o que garante equilíbrio e representatividade na programação.

A lista dos selecionados também está disposta no edital do resultado final da chamada pública.

"Essa mudança valoriza o esforço e a qualidade das iniciativas inscritas e garante que mais boas práticas e soluções desenvolvidas na Rede Federal encontrem espaço para serem conhecidas, discutidas e inspirem novas ações", complementa.

As Tendas de Boas Práticas serão realizadas nas tardes de 3 e 4 de setembro, e no período matutino do dia 5, também no Centro de Convenções de Bonito.

➡️Confira a lista completa dos relatos de experiências exitosas selecionados e dos trabalhos escolhidos para as Tendas de Boas Práticas!

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo endereço eletrônico .

Reditec - É uma iniciativa financiada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Ministério da Educação (MEC) para integrar reitores, pró-reitores, diretores-gerais e parceiros em prol do debate de políticas e diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica. A organização fica sob responsabilidade dos Institutos Federais de forma alternada.

As inscrições seguem abertas para gestores das 41 instituições que compõem a Rede Federal. O acesso ao formulário eletrônico está disponível no  site oficial do evento.

A programação prevista conta com mais de 50 atividades, entre palestras, painéis e mesas-redondas sobre temáticas afins da Educação Profissional e Tecnológica e de interesse dos dirigentes. 

Nesta semana, foi lançado um aplicativo exclusivo, que está disponível para download gratuito na Play Store (sistema Android) e Apple Store. O app uma das inovações desta edição, e foi pensado para ser um espaço de conexão no qual os participantes possam visualizar toda a programação, se inscrever nas atividades de interesse e interagir entre si.

Paralelamente à programação oficial em Bonito, os fóruns do Conif estarão reunidos no Campus Jardim (unidade do IFMS mais próxima) nas manhãs dos dias 3 e 4 de setembro. 

Saiba ➕ sobre a Reditec 2025:
🔗
Site oficial
ℹ️ Perfil no Instagram
🔸 
Página das Experiências Exitosas
📱 Aplicativo do evento na Play Store e Apple Store (apenas para participantes inscritos)