Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta inscrição de trabalhos para as feiras do Instituto

Aberta inscrição de trabalhos para as feiras do Instituto

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo orientador do trabalho até 31 de agosto. Além do cadastro das informações sobre o trabalho, sobre o orientador e autores, deverá ser submetido o seu Resumo Expandido.
por Osvaldo Sato publicado: 10/08/2017 11h45 última modificação: 14/08/2017 17h28

Está aberto o período de submissão de trabalhos para as Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que serão realizadas em outubro nas dez unidades da instituição. Todas as regras estão disponíveis no Edital nº 51/2017, publicado na Central de Seleção.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo orientador do trabalho até 31 de agosto, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS.

Além do cadastro das informações sobre o trabalho, sobre o orientador e autores, deverá ser submetido o seu Resumo Expandido. O modelo e orientações para este resumo estão disponíveis na Central de Seleção.

Podem participar da seleção projetos desenvolvidos por estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, do ensino médio ou do técnico integrado de nível médio de escolas públicas ou privadas, além de egressos do técnico integrado do Instituto que tenham terminado seus cursos após novembro de 2016.

Cada trabalho deve ter um orientador, e de um a três estudantes. Há possibilidade do trabalho ter ainda um co-orientador.

A escola, na qual o estudante está matriculado, deve estar contida na área de abrangência do campus onde o trabalho está sendo submetido, conforme a relação dos municípios disponibilizada pelo IFMS.

Seleção – Os trabalhos submetidos serão avaliados por um comitê de pré-avaliação e seleção, formado por professores do campus onde cada feira será realizada. A análise compreende a documentação, homologação das inscrições e avaliação dos resumos.

Os critérios utilizados para análise serão a criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem.

A lista de trabalhos selecionados deve ser divulgada até 30 de setembro.

Os proponentes dos trabalhos selecionados deverão providenciar os itens necessários para apresentação nas Feiras, como caderno de campo, relatório, pôster/banner, maquete/protótipo e apresentação oral, conforme orientações contidas no edital.

Premiação - Serão premiados os três melhores trabalhos de nível médio ou técnico integrado de nível médio, de cada uma das cinco áreas do conhecimento, além de projetos de nível fundamental.

Os melhores colocados nestas categorias serão credenciados para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS), que será realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em novembro, na Capital.

Haverá ainda premiação para melhor pôster/banner; melhor maquete/protótipo; melhor apresentação oral; melhor relatório; melhor projeto na categoria nível médio/técnico.

Cronograma - Confira na tabela abaixo as datas das Feiras em cada município, que integram a programação da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS:

Município Feira Datas
Aquidauana Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 16/10 e 17/10
Campo Grande Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 19/10 a 21/10
Corumbá Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan) 19/10 a 21/10
Coxim Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (Fecitecx) 19/10 e 20/10
Dourados Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran) 18/10 e 19/10
Jardim Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste) 18/10 a 21/10
Naviraí Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi) 19/10
Nova Andradina Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova) 17/10 e 18/10
Ponta Porã Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã (Fecifron) 18/10 e 19/10
Três Lagoas Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel) 17/10 e 18/10