Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção de propostas para governo francês

Aberta seleção de propostas para governo francês

Os interessados devem apresentar soluções tecnológicas para 41 demandas, entre as quais inovações de iluminação interior, sistema de detecção automática de nevoeiro de baixo custo, calotas com materiais inovadores, entre outras.
por Juliana Aragão publicado: 28/06/2017 12h54 última modificação: 11/08/2017 16h18

Por meio de uma parceria com o governo da França, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta quarta-feira, 28, o prazo de inscrições em um processo de seleção de ideias inovadoras voltadas exclusivamente ao setor automotivo francês. Podem participar estudantes, docentes e técnicos-administrativos da instituição.

“Podemos atender a demandas relacionadas à Informática, Mecânica e Eletrotécnica, mas a multidisciplinaridade permeia todas as necessidades do setor automotivo francês. Professores de Educação Física podem, por exemplo, sugerir ideias ligadas à ergonomia”, explicou Matheus Neivock, diretor de Empreendedorismo e Inovação do IFMS.

Para participar da seleção, o interessado deverá submeter um vídeo de no máximo dois minutos, explicando a ideia inovadora de forma clara e objetiva.

“O importante é que a ideia seja exequível. Para demonstrar isso, o proponente deverá indicar no vídeo a rota clara para que se chegue ao produto final. Não podemos garantir que haverá investimento para a execução da proposta, o fato é que a França tem 3 bilhões de euros disponíveis para obter ideias inovadoras”, destacou Matheus.

As ideias submetidas vão compor um banco de dados da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) e serão compartilhadas com o governo francês. A previsão é que as propostas de interesse do país investidor sejam discutidas com os proponentes em agosto, quando representantes da França farão uma visita ao IFMS.

O vídeo deve ser submetido até 31 de julho na página da seleção, onde também é possível ter acesso à lista completa de demandas e assistir a um vídeo explicativo sobre como participar do processo seletivo.

Parceria – O acordo geral de cooperação firmado entre o IFMS e o Consulado Geral da França em São Paulo tem como objetivo fazer com que as instituições promovam ações conjuntas nas áreas acadêmica, científica, técnica, pedagógica e cultural.

As atividades podem abranger o intercâmbio de estudantes e servidores para a realização de atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão em nível técnico, tecnológico, de graduação e pós-graduação, além da troca de documentos e informações sobre o desenvolvimento das ações conjuntas.

Nesse sentido, a parceria busca incentivar a produção conjunta de artigos científicos e técnicos para revistas e reuniões científicas.

O acordo de cooperação prevê ainda a formalização das ações por meio de Planos de Trabalho, onde devem ser definidas as obrigações de ambas as partes.

Mais informações sobre a parceria e a seleção de ideias inovadoras podem ser obtidas pelo e-mail propi@ifms.edu.br ou pelo telefone (67) 3378-9599.