Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção para bolsas de iniciação à docência

LICENCIATURA

Aberta seleção para bolsas de iniciação à docência

Programa de Auxílios de Iniciação à Docência do IFMS oferta bolsas para acadêmicos de Licenciatura desenvolverem projetos em escolas parceiras. Inscrições começam no dia 19.
por Osvaldo Sato publicado: 12/03/2018 18h47 última modificação: 13/03/2018 07h23
IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 12, o edital que abre o processo seletivo do Programa de Auxílios de Iniciação à Docência (Pibid) da instituição.

Serão selecionados estudantes bolsistas e não-bolsistas dos cursos superiores de Licenciatura em Química, oferecido pelo Campus Coxim, e de Licenciatura em Computação, do Campus Jardim.

O edital com as regras do processo seletivo está disponível na Central de Seleção.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas no período de 19 a 22 de março, na coordenação do curso no qual o estudante está matriculado.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar o requerimento de inscrição, o plano de atividades, o termo de compromisso do orientador e do estudante, além da justificativa de inscrição, onde apresentará sua trajetória escolar/profissional e a motivação de seu interesse de participação no Pibid do IFMS.

Todos os formulários estão disponíveis na Central de Seleção.

Bolsas - Para os estudantes da Licenciatura em Química (Coxim), são ofertadas 20 bolsas. Já para os acadêmicos da Licenciatura em Computação (Jardim), são seis bolsas.

A seleção será feita em duas etapas. Na primeira, a comissão analisará a documentação entregue pelos estudantes. Na segunda, os candidatos passarão por uma entrevista.

Os candidatos que não obtiverem classificação dentro do número de bolsas ofertadas, mas que cumprirem os requisitos do edital, poderão participar do Pibid do IFMS como voluntários, não recebendo bolsas pelas atividades desenvolvidas.

As bolsas-auxílio são de R$ 250,00 cada, a serem pagas nos meses de abril, maio e junho de 2018.

A carga horária para o desenvolvimento das atividades, para bolsistas e não-bolsistas, será de oito horas semanais, não podendo ser superior a quatro horas diárias.

Pibid - O Programa de Auxílios de Iniciação à Docência do IFMS oferta bolsas a estudantes da Licenciatura que realizem a prática profissional em escolas públicas, e que se comprometem com o magistério após formados.

Por meio do programa, os licenciandos têm o primeiro contato com a sala de aula e são orientados a executar demais atividades que possam auxiliar, contextualizar e incentivar o ensino da disciplina.

No IFMS, o Pibid é executado desde 2014. Algumas das ações foram transformadas em pesquisas e apresentadas em eventos científicos nacionais.

registrado em: , ,