Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção para concessão de auxílios para estágios em Portugal

Estudante

Aberta seleção para concessão de auxílios para estágios em Portugal

Estudantes de níveis médio e superior dos dez campi podem concorrer a 13 vagas para o estágio no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Valor total disponibilizado é de R$ 80 mil.
por Osvaldo Sato publicado: 18/06/2019 16h43 última modificação: 24/06/2019 13h45

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta terça-feira, 18, o edital do processo seletivo para concessão de auxílio financeiro para estudantes realizarem estágio curricular obrigatório no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Este é o primeiro edital fruto do acordo geral de cooperação técnica firmado entre IFMS e o IPB, que tem dentre outros objetivos, a promoção de oportunidades de estágio em instituição de ensino no exterior.

Por meio deste edital, são ofertadas 13 vagas de estágio e disponibilizados dez auxílios financeiros, sendo um para estudantes de cada campus do IFMS.

O valor de cada auxílio será de R$ 8 mil reais, que pode ser utilizado pelo estudante para despesas como hospedagem, alimentação, obtenção de passaporte, seguro saúde e passagens aéreas e terrestres.

O estágio deverá ser realizado no segundo semestre letivo de 2019.

Inscrições - Devem ser feitas de 28 de junho a 2 de julho de 2019, inicialmente, por meio do preenchimento do formulário online de inscrição.

Depois, o candidato deve entregar a  documentação comprobatória da renda per capita, conforme estabelecido no Anexo IV, no Núcleo de Gestão Administrativa e Educacional (Nuged) do Campus, de acordo com os horários de atendimento de cada unidade.

Os estudantes beneficiários de Assistência Estudantil não precisam entregar a documentação comprobatória de renda per capita.

A seleção será feita em etapa única, mediante análise da renda per capita do estudante e seu coeficiente de rendimento atual, conforme fórmula descrita no edital.

O resultado preliminar desta seleção será divulgado no dia 5 de julho. Já o resultado final, após período recursal, será divulgado em 11 de julho.

Requisitos - Podem concorrer às vagas os estudantes de cursos técnicos integrados de nível médio e da Licenciatura em Química de todos os campi do IFMS, nos cursos listados no edital (tabela disponível abaixo).

Os candidatos devem estar matriculados a partir do semestre previsto no Projeto Pedagógico do Curso para início do estágio obrigatório.

A idade mínima é de 16 anos e o candidato deve, ainda, ter ao menos uma disciplina a ser cursada no IFMS no ano letivo de 2020.

Outras vagas - Além da vaga com concessão de auxílio financeiro por campus, há oferta de uma vaga extra para matriculados no curso de Licenciatura em Química do Campus Coxim; e duas vagas extras para matriculados no curso de Técnico em Agropecuária do Campus Nova Andradina.

Todos os estudantes selecionados estarão isentos do pagamento das taxas acadêmicas do IPB.

Estas vagas, porém, serão abertas sem concessão de auxílio financeiro, ficando a cargo do estudante optar - de forma voluntária - em responsabilizar-se pelo recurso financeiro empregado para realizar o estágio em Portugal.

A partir da lista de classificação, os candidatos serão consultados quanto ao interesse no preenchimento dessas vagas.

O número de vagas e cursos foram definidos a partir da disponibilidade de professores orientadores do IPB.

Estágio - O estágio deve durar dois meses, e será realizado em Bragança, cidade portuguesa localizada a 500 km da capital Lisboa.

Definido no projeto pedagógico do curso, o estágio obrigatório é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

A previsão é que o estágio seja desenvolvido entre os meses de outubro e novembro de 2019. Ao retornar ao campus de origem, após suas atividades no IPB, o estudante dará prosseguimento ao seu curso no IFMS.

Campus Curso Vagas
Aquidauana Técnico Integrado em Informática 1
Campo Grande Técnico Integrado em Eletrotécnica 1
Corumbá Técnico Integrado em Metalurgia 1
Coxim Licenciatura em Química 2*
Dourados Técnico Integrado em Informática para Internet 1
Jardim Técnico Integrado em Edificações 1
Naviraí Técnico Integrado em Informática para Internet 1
Nova Andradina Técnico Integrado em Agropecuária 3*
Ponta Porã Técnico Integrado em Agricultura 1
Três Lagoas Técnico Integrado em Eletrotécnica 1

* O primeiro classificado será contemplado com o auxílio financeiro.

(Com informações atualizadas às 13h45 de 24.06.2019 para correção de informações, após retificação do edital de abertura).