Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para auxílios a estudantes de Corumbá e Jardim

Abertas inscrições para auxílios a estudantes de Corumbá e Jardim

São oferecidos 63 auxílios, entre Permanência, Alimentação e Transporte, a estudantes dos cursos técnicos de nível médio e da graduação dos dois campi. Inscrições até 9 de agosto.
por Osvaldo Sato publicado: 05/08/2019 09h02 última modificação: 05/08/2019 09h02

Estão abertas as inscrições no Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para o segundo semestre. O edital oferta 63 auxílios nas modalidades Permanência/Alimentação, Permanência, Alimentação e Transporte aos estudantes dos campi Corumbá e Jardim.

Podem se inscrever estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, inclusive os da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), subsequentes e da graduação.

O edital de abertura do processo seletivo, que traz a distribuição dos auxílios por campus e os valores destinados a cada modalidade, está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - Os interessados devem se inscrever na Página do Candidato da Central de Seleção, até sexta-feira, 9.

No ato da inscrição, o candidato deve indicar quais auxílios irá concorrer, e informar o dia e o horário em que entregará, no campus, a documentação exigida, conforme previsto no edital.

As inscrições homologadas, bem como a agenda de entrega da documentação, serão divulgadas no dia 12 de agosto. Os documentos deverão ser entregues entre os dias 13 e 16 do mesmo mês.

Requisitos - Para se inscrever, o estudante deve frequentar, no mínimo, três unidades curriculares presenciais. O candidato não pode estar fazendo apenas estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou atividade complementar.

O estudante também precisa comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e não pode ter mais do que duas reprovações por falta em unidades curriculares no semestre anterior.

No caso do Auxílio Transporte oferecido em Corumbá, o estudante não pode ter acesso a qualquer tipo de transporte gratuito e deve residir fora do município.

Seleção - Os estudantes serão classificados em ordem crescente de renda per capita. Após a utilização desse critério, terão prioridade beneficiários de programas de transferência de renda e os que vieram de escola pública, nessa ordem.

Os resultados preliminar e final estão previstos para 26 e 29 de agosto, respectivamente.

Os contemplados receberão cinco parcelas durante o semestre.

A concessão dos auxílios ofertados poderá se estender a estudantes em lista de espera, em decorrência de desistências, cancelamentos e conclusão de curso.

Assistência Estudantil - O programa, que faz parte da Política de Assistência Estudantil do IFMS, visa incentivar o estudante na formação educacional, bem como apoiá-lo em sua permanência na instituição, visando à redução dos índices de evasão escolar decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica.

Em caso de dúvidas, o estudante deve procurar o Núcleo de Gestão Educacional e Administrativa (Nuged) do campus.

Auxílios ofertados

Campus Auxílio Quantidade Valor
Corumbá Permanência 34 R$ 140,00
Alimentação * 16 R$ 130,00
Transporte 06 R$ 147,00
Jardim Permanência/Alimentação 07 R$ 270,00

* Considerando que o Campus Corumbá oferta alimentação escolar aos estudantes do nível médio, podem concorrer ao Auxílio Alimentação apenas os estudantes do ensino superior.