Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para ingresso em mestrado profissional

Abertas inscrições para ingresso em mestrado profissional

Interessados podem se inscrever até 4 de março. São oferecidas 24 vagas em Campo Grande, sendo que metade é reservada a servidores da Rede Federal.
por Osvaldo Sato publicado: 15/02/2018 07h59 última modificação: 22/02/2018 12h07
IFMS

Têm início nesta quinta-feira, 15, as inscrições no Exame Nacional de Acesso para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O curso é oferecido por 36 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, inclusive pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Ao todo, foram abertas 820 vagas.

No IFMS, o mestrado será ofertado pelo Campus Campo Grande. São 24 vagas, sendo que metade é reservada a servidores da Rede Federal. Os outros 50% são destinados ao público externo.

Para participar da seleção, basta ter diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior.

O edital 01/2018 e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis na página do Mestrado Profissional.

Inscrições - Devem ser feitas até 4 de março. O interessado deve acessar o sistema do ProfETP e, inicialmente, fazer o cadastro. Só depois, é possível efetuar a inscrição no mestrado profissional.

No preenchimento do formulário, o candidato deve informar a formação acadêmica e dados da atuação profissional, além de selecionar a instituição na qual se pretende cursar o mestrado. Deve indicar ainda se vai concorrer às vagas para servidores, na ampla concorrência ou como cotista.

O Manual de Inscrições do ProefETP traz o passo a passo para se inscrever no curso.

A taxa de inscrição no valor de R$ 70,00 deve ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) até 5 de março.

Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e que pertençam a família de baixa renda nos termos do Decreto nº 6.135/2007, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para isso, é preciso preencher o requerimento, de acordo com as instruções previstas no edital.

Curso - O início do semestre letivo está previsto para o mês de agosto. As aulas serão ministradas às segundas-feiras, em três períodos (matutino, vespertino e noturno).

As disciplinas obrigatórias, que compõem o currículo do mestrado, serão ofertadas na modalidade presencial. Até 30% da carga horária deverão ser cumpridos a distância,

Para concluir o curso, é obrigatória a entrega de um produto educacional em Educação Profissional e Tecnológica, conforme definição da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais informações constam na página do Mestrado Profissional do Campus Campo Grande do IFMS.

Programa - Esta é a segunda oferta do mestrado em rede. A coordenação do curso é do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Nas instituições associadas, as coordenações acadêmicas locais são as responsáveis pela gestão local do ProfEPT.

O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica para a produção de conhecimento e desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

As linhas de pesquisa do mestrado são:

- Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, a partir de uma abordagem inclusiva, interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado.

- Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos processos de gestão e organização do espaço pedagógico que contribuam diretamente com os processos de ensino, com foco nas estratégicas transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do educando.

(Com informações atualizadas às 8h39 de 21/02/2018)