Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para o Festival de Arte e Cultura 2019

Abertas inscrições para o Festival de Arte e Cultura 2019

Evento será realizado em nove municípios entre os meses de outubro e novembro. Com programação diversificada, entrada é gratuita e aberta à comunidade.
por Laura Silveira publicado: 18/09/2019 08h31 última modificação: 22/10/2019 14h30

08-15.2019-arte-e-cultura.png

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para a edição 2019 do Festival de Arte e Cultura, que será realizado nos meses de outubro e novembro em nove municípios.

Esta será a quarta edição do evento que visa estimular atividades e manifestações artísticas e culturais. As atividades ocorrerão em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

As programações em cada município começaram a ser divulgadas. Confira:

Dourados - Tradicionalmente, o evento tem competições em diversas modalidades. Neste ano, o tema central do Festival no município é “Arte: a tecnologia de todos os tempos”. O objetivo é fortalecer a identidade cultural e o despertar para a autoria na produção das expressões artísticas.

Queremos que a comunidade conheça os talentos artísticos, as novas artes digitais e o IFMS por meio do Festival de Arte e Cultura", ressaltou Karina Vicelli, coordenadora do evento.

A coordenadora do evento, professora Karina Vicelli, explica que a grande novidade em 2019 são as competições de diorama e pinturas digitais, conto, batalha de poesia, curta-metragem e cosplay.

"Abarcamos essas novas modalidades porque a atuação do Campus Dourados é voltada para a área de tecnologia e o ensino integrado. Queremos que a comunidade conheça os talentos artísticos, as novas artes digitais e o IFMS por meio do Festival de Arte e Cultura", ressaltou.

As regras para cada categoria estão dispostas no edital publicado na página do evento. Dependendo da modalidade artística, são duas as categorias: Estudantil (candidatos matriculados no ensino fundamental ou médio de escolas da rede pública ou privada da região da Grande Dourados) e Livre.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 1º de outubro, por meio do formulário de inscrição online disponível na página do evento. A documentação solicitada deve ser enviada para o e-mail .

As modalidades Desenho e Fotografia requerem inscrições presenciais na Central de Relacionamento (Cerel) do Campus Dourados, também até dia 1º. O atendimento é feito das 7h às 21h, na Rua Filinto Müller, 1790, Jardim Canaã I.

O Festival ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no anfiteatro da Escola Estadual Presidente Vargas. A entrada será gratuita, sendo facultativa a entrega de 1 kg de alimento não perecível que será doado a instituições de caridade.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail .

Coxim - No município, a programação do evento - que terá início no dia 2 de outubro - inclui oficinas, concurso de dublagem, exposição artística, show de talentos, feira de livros, entre outras atividades.

O Festival será encerrado no dia 4 de outubro, com a Festa das Cores (Happy Holi).

Na página do evento está disponível a programação completa e o acesso ao sistema de inscrições.

Naviraí - O Festival será promovido entre os dias 2 e 5 de outubro. Entre as atividades previstas estão espetáculos teatrais, oficinas de dança, reciclagem e berimbau, além de minicursos de escrita japonesa, pintura e partitura musical.

O evento também será encerrado com o Festival das Cores.

As atividades serão oferecidas no campus do IFMS, na Praça Euclides Antônio Fabris e no Café Brechó, conforme a programação disponibilizada. Na página, também é possível fazer a inscrição online.

Ponta Porã - A programação do evento tem início no dia 30 de outubro e segue até 1º de novembro, e inclui mostra de dança e cinema, apresentação de cordel e trova, e oficina de teatro.

Também estão previstos workshop sobre "Jopara Porã" - junção dos três idiomas falados na fronteira: português, espanhol e guarani - e concurso de poesia. Mais informações e inscrições na página do Festival.

Festival de Arte e Cultura - Busca estimular o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas, além de incentivar a circulação da produção artística e cultural como meio de promoção do desenvolvimento social, e despertar o interesse da comunidade externa para as ações desenvolvidas no IFMS.

O apoio institucional para realização do evento neste ano ultrapassa R$ 55 mil, montante concedido via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

A programação é variada e abrange atividades relacionadas à música, literatura, teatro, fotografia e cinema, como oficinas, minicursos, apresentações, saraus, exposições, visitas técnicas e concursos culturais, entre outras.

Nos demais municípios, a programação será divulgada em breve.

Cronograma do Festival de Arte e Cultura 2019

Município Data de realização prevista*
Aquidauana 05 a 09 de novembro
Campo Grande 05 a 07 de novembro
Corumbá 12 a 15 de novembro
Coxim 02 a 04 de outubro
Dourados 20 a 22 de novembro
Jardim 27 a 30 de novembro
Naviraí 02 a 05 de outubro
Nova Andradina 25 a 27 de novembro
Ponta Porã 30 de outubro a 1º de novembro

*As datas de realização do evento podem ser alteradas pelos campi.