Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto período para submissão de projetos de pesquisa

Iniciação Científica

Aberto período para submissão de projetos de pesquisa

Submissão dos trabalhos deve ser feito pelo coordenador da pesquisa, até o dia 22 de maio de 2017, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos.
publicado: 08/05/2017 17h56 última modificação: 18/07/2017 14h43

Foram abertas nesta segunda-feira, 8, as inscrições para a seleção de projetos de pesquisa e indicação de estudantes para o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A submissão dos trabalhos poderá ser feita até o dia 22 de maio de 2017.

Na Central de Seleção, o candidato pode acessar o edital nº 035/2017, contendo informações referentes à concessão de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do IFMS, assim como as regras para a concessão de Apoio e Incentivo à Pesquisa e Inovação, destinado ao custeio do trabalho.

Os projetos devem ser submetidos pelo coordenador da pesquisa,  que deve ser professor do IFMS e ter currículo atualizado com a produção acadêmico-científica dos últimos cinco anos na Plataforma Lattes. Para as bolsas concedidas pelo CNPq, exige-se o título de mestre ou doutor.

Pesquisa e TCC - A partir deste ano, os projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes da graduação poderão ser utilizados como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). A possibilidade é amparada pelo Regulamento dos TCCs no IFMS, aprovado pelo Conselho Superior (Cosup) por meio da resolução 17/2017.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMS, Marco Naka, explica que a iniciativa pode estimular mais estudantes da graduação a fazer pesquisa, mas esclarece que não haveria uma conversão automática do projeto em TCC. Os estudantes poderiam aproveitar o trabalho já iniciado para o desenvolvimento do mesmo.

“Com isso, tanto a Iniciação Científica como os trabalhos de conclusão ganham um estímulo extra, inclusive os projetos sem bolsa executados por voluntários”, afirmou o pró-reitor, que destacou ainda a importância da leitura do regulamento.

“A iniciação científica é uma forma excepcional de fortalecer o gosto pela pesquisa, que pode abrir portas das mais diversas, ou seja, tanto na carreira profissional como também na participação de eventos, que proporciona excelentes trocas de experiências para os estudantes”, completou o pró-reitor.

Submissão – Será por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos, disponibilizado na Central de Seleção. Após preencher os dados do formulário, o coordenador deve enviar os documentos previstos no edital, incluindo a proposta, o Plano de Aplicação e o currículo Lattes dos participantes.

Um projeto de pesquisa poderá contemplar até três planos de trabalho. Cada projeto poderá prever a participação de, no máximo, três estudantes.

Todos os formulários necessários para o cadastro e a submissão do projeto de pesquisa estão disponíveis na Central de Seleção.

Seleção – As propostas homologadas pela Propi passarão por quatro etapas de avaliação, sendo a primeira a de mérito. Na segunda etapa, o perfil do coordenador será avaliado a partir das informações do currículo Lattes. A terceira etapa é a de classificação.

A pontuação final será feita a partir da média ponderada dos pontos obtidos na avaliação do mérito do projeto e do perfil do coordenador, pontuados em uma escala de 0 a 100.

A última etapa é a de avaliação para a concessão do Apoio e Incentivo à Pesquisa e Inovação, exclusivamente destinado ao custeio de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos.

O apoio poderá ser ofertado para cada um dos planos de trabalho, no valor máximo de R$ 200,00 para nível médio e R$ 400,00 para nível superior.

A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 26 de junho. As atividades dos selecionados começam em 1º de agosto.

Estudantes – Deverão ser indicados pelo pesquisador após a divulgação do resultado final da seleção. Cada estudante poderá ser indicado uma única vez, independente de ser bolsista ou voluntário.

Para participar, é necessário estar regularmente matriculado em um curso de nível médio integrado ou superior do IFMS, ter cursado pelo menos um semestre e não estar cursando o último semestre do curso no ato da implementação do projeto de pesquisa.

Bolsista ou voluntário, o estudante deve dedicar-se às atividades de pesquisa por, no mínimo, 5h (nível médio) ou 20h (ensino superior) semanais. As bolsas serão concedidas em conformidade com a Tabela de Valores de Bolsas no País do CNPq.

Inovação no IFMS – Desde 2010, quando o primeiro campus do instituto começou a funcionar, os estudantes da instituição já elaboraram um total de 872 projetos de pesquisa, com temas voltados para contribuir para o desenvolvimento das vocações e potencialidades dos municípios. Os trabalhos já receberam mais de 300 prêmios em eventos nacionais e internacionais.

Além da iniciação científica, o IFMS incentiva a pesquisa e a inovação por meio das Feiras de Ciência e Tecnologia, realizadas nos 10 campi, e nas quais já foram apresentados mais 1.528 trabalhos de estudantes da instituição e de outras escolas participantes.