Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto prazo para avaliação dos professores no 2º semestre

Estudante

Aberto prazo para avaliação dos professores no 2º semestre

Mais de 15 mil estudantes dos dez campi do IFMS podem avaliar os docentes em formulário online até 1º de novembro.
por Paulo Gomes publicado: 21/10/2019 11h04 última modificação: 21/10/2019 11h04

Começou nesta segunda-feira, 21, o período de Avaliação Docente pelo Discente referente ao segundo semestre letivo de 2019. Mais de 15 mil estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estão aptos a participar do processo avaliativo que busca manter a qualidade do ensino ofertado pela instituição.

Tânia Brizueña, pedagoga da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), explica que os resultados são encaminhados à equipe pedagógica dos campi e, após sistematizados, são repassados aos professores.

“O processo está consolidado na instituição e tem permitido que, a cada semestre, nossos professores possam reavaliar seus processos pedagógicos, reforçando os pontos positivos e trabalhando nos pontos negativos de forma a melhorar o processo de ensino aprendizagem”, explicou Tânia.

Avaliação - Podem participar os estudantes matriculados nos cursos técnicos de nível médio (integrado e subsequente), graduação, pós-graduação, educação a distância e qualificação profissional dos dez campi.

O questionário online tem 11 perguntas que abordam aspectos como pontualidade, clareza na comunicação, metodologia de ensino e o trabalho do professor na solução de conflitos e problemas de aprendizagem em sala de aula.

Para acessar o Sistema de Avaliação, que também está disponível na versão mobile (para celulares e tablets), o estudante deve digitar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) nos campos login e senha.

A identidade do participante é mantida em sigilo.

Cronograma - Os estudantes têm até 1º de novembro para participar da avaliação.

Ao final desse prazo, os pedagogos dos campi irão analisar os resultados e elaborar relatórios individuais, que deverão ser repassados aos professores entre os dias 20 de novembro e 6 de dezembro.

Após o repasse, a equipe pedagógica elabora um Plano de Trabalho para ser executado no campus. Todas as ações são monitoradas pela Proen.

Em fevereiro, entre os dias 17 e 21, está prevista a realização de um repasse geral sobre os relatórios aos estudantes.

Avaliação - Regida pelo Regulamento da Avaliação Docente pelo Discente, é realizada semestralmente com a finalidade de contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem no IFMS.

O documento define que a média de cada professor é formada pela média aritmética simples das notas de todas as unidades curriculares durante o semestre avaliado.