Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto prazo para solicitar apoio a olimpíadas científicas

Tecnologia e Inovação

Aberto prazo para solicitar apoio a olimpíadas científicas

Os campi do IFMS podem submeter as propostas até 6 de dezembro. Serão disponibilizados R$ 250 mil para estimular a participação de estudantes em eventos nacionais.
por Cleyton Lutz publicado: 29/11/2019 14h56 última modificação: 29/11/2019 14h56

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu prazo para que os campi submetam propostas voltadas à participação de estudantes dos cursos técnicos integrados em olimpíadas cientificas nacionais. O montante destinado para essa finalidade é de R$ R$ 250 mil, valor que será dividido entre as dez unidades.

O processo seletivo visa estimular o interesse de estudantes de nível médio e servidores pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, promovendo a troca de experiências inovadoras, além de apoiar o ensino de conteúdos transversais como ciências, química, física, matemática, geografia e português.

Com o apoio será possível promover competições internas entre as equipes e preparar os estudantes para competições  por meio de aquisição de materiais de apoio.

O apoio será concedido por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), aos servidores coordenadores de equipes formadas por estudantes do ensino técnico integrado.

O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção

Submissão – Cada campus poderá apresentar apenas uma proposta, sendo que a submissão deverá ser feita por um docente, no módulo “Pesquisa” do Sistema Unificado da Administração Pública (Suap), até 6 de dezembro. As propostas precisam prever atividades entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020.

A seleção interna em cada campus será de responsabilidade das direções-gerais juntamente com o diretor responsável pela pesquisa na unidade. Caso se opte por uma proposta que contemple mais de uma olimpíada, é recomendável que o coordenador-geral da proposta seja, preferencialmente, o diretor responsável pela pesquisa.

Será levada em consideração a experiência do proponente como competidor e/ou orientador, na organização dos eventos e na temática das olimpíadas. Os estudantes que irão compor a equipe deverão estar, preferencialmente, matriculados no máximo até o 5º período do curso técnico integrado.

As propostas precisam prever a preparação e estruturação, no mínimo, das seguintes atividades:

• minicurso relacionado à(s) temática(s) da(s) olimpíada(s);
  • encontro semanal para treinamento;
  • competições internas;
  • minicurso na edição 2020 da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS.

A avaliação das propostas será feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), que levará em conta critérios como estruturação das atividades propostas, capacidade de execução e histórico de atividades relacionadas ao tema. As propostas encaminhadas poderão receber orientações para adequação.

O resultado provisório está previsto para 13 de dezembro.

Auxílio - Serão disponibilizados até R$ 25 mil por proposta aprovada, por meio de cartão pesquisa. O auxílio deverá ser utilizado para compra de materiais de custeio, treinamentos e participação nas competições, além de aquisição de camisetas personalizadas para os participantes da equipe.

A proposta deverá prever recursos para compra de passagens rodoviárias e/ou aéreas, bem como para o pagamento de auxílio que vise o custeio com hospedagem e alimentação de estudantes e servidores envolvidos com as olimpíadas.

Os valores dos auxílios não deverão ultrapassar os R$ 80,00 por participante para eventos em Mato Grosso do Sul e os R$ 100,00 para olimpíadas realizadas em outros estados. A prestação de contas será de responsabilidade do proponente e deverá ser feita em até 30 dias após a finalização do projeto.